Topo

Alistamento militar 2021: tire todas as suas dúvidas

Wikipédia
Imagem: Wikipédia

Giorgia Cavicchioli

Colaboração para o UOL, em São Paulo

22/02/2021 04h00Atualizada em 01/06/2021 19h38

Se você é homem e vai completar 18 anos em 2021, você precisa ficar atento para as inscrições para o serviço militar, que vão até o dia 30 de junho.

Por conta da pandemia de coronavírus, a orientação é que os jovens façam o cadastro online. A seguir, tire suas dúvidas sobre o alistamento.

Saiba tudo sobre o alistamento militar

Quem tem que se alistar em 2021?

Homens brasileiros que completam 18 anos em 2021.

Quando termina o prazo para alistamento militar em 2021?

A data final para o cadastro é em 30 de junho de 2021.

Como ser dispensado do serviço militar 2021?

Quando o jovem é arrimo de família (único responsável pelo sustento), ele é dispensado.

Porém, precisa apresentar um requerimento pedindo a dispensa e levar até uma Junta de Serviço Militar documentos que comprovem sua condição.

São eles: certidão de nascimento dos filhos, certidão de casamento, comprovante de renda e outras provas que achar necessárias.

A dispensa também pode acontecer por excesso de contingente. Isso acontece quando sua região tem uma quantidade de alistados bem maior do que as vagas para servir o quartel.

Jovens que se enquadrem na condição de pessoa com deficiência também podem conseguir a dispensa.

Nesse caso, a pessoa precisará entregar um requerimento solicitando a isenção do serviço, um atestado médico com diagnóstico de incapacidade e o respectivo CID (Classificação Internacional de Doenças). Se o jovem tiver incapacidade absoluta, o documento poderá ser apresentado por um tutor.

Quem faz 18 anos em 2021 se alista quando?

As inscrições foram abertas em janeiro e a data final para o cadastro é 30 de junho.

O que precisa para se alistar no Exército em 2021?

Para fazer o cadastro, é preciso que o jovem apresente alguns documentos. São eles: CPF (Certidão de Pessoa Física), carteira de identidade e comprovante de endereço com CEP.

Além disso, ele também precisará apresentar um endereço de email e um telefone.

Como se alistar online em 2021?

É preciso acessar o site https://www.alistamento.eb.mil.br/. O governo busca evitar aglomerações por conta da pandemia de coronavírus. Por isso, os jovens devem fazer o cadastro apenas online.

Aqueles que não têm acesso à internet devem ir presencialmente à Junta de Serviço Militar mais próxima de sua casa.

Como saber se fui convocado para o Exército em 2021?

Após preencher o formulário, o jovem deve acompanhar os próximos passos sobre sua situação no mesmo site (https://www.alistamento.eb.mil.br/). O acesso é sempre feito com o número do CPF e a senha criada pela pessoa.

O processo de seleção para as Forças Armadas vai de 1º de julho até 28 de outubro. Durante o período, vão ser feitas avaliações de conhecimentos gerais, exames médicos e psicotécnicos.

Se aprovado, a prestação de serviço será de 12 meses. Porém, o prazo pode ser reduzido por dois meses ou estendido por mais seis meses.

Se dispensado, o candidato vai receber o CDI (Certificado de Dispensa de Incorporação) e vai concordar em apresentar-se caso seja preciso.