Topo

Piñera e assessores jogam futebol com mineiros que ficaram soterrados

Renata Giraldi <br>Da Agência Brasil

Em Brasília

25/10/2010 13h00

Depois de 12 dias do resgate dos 33 mineiros que ficaram soterrados no Chile, o presidente do país, Sebastián Piñera, e alguns de seus assessores disputam hoje (25) uma partida de futebol. O desafio foi feito pelo próprio Piñera no dia 13, quando acabou o resgate.


Antes do jogo, os mineiros receberam uma homenagem do governo do Chile. Ao chegarem ao Palácio de La Moneda, em Santiago, sede do governo, os mineiros foram aplaudidos por pessoas que estavam no local.

As informações são da rede estatal de televisão, a TVN, e da Presidência da República do Chile. O jogo de futebol entre as equipes do La Moneda e da Mina San José começa no início da tarde.

Em tom de brincadeira, Piñera disse, ao convidar os mineiros para a partida de futebol, que os derrotados serão enviados para a Mina San José, onde houve o acidente. Nos 70 dias em que ficaram soterrados a 700 metros de profundidade, no Deserto de Atacama, os trabalhadores acompanharam os principais jogos de futebol transmitidos pela rede estatal de televisão do Chile.

Antes, Piñera convocou todos os ministros e comandantes militares para uma homenagem aos mineiros e à equipe de socorristas que trabalhou no resgate. O responsável pela área de comunicação dos socorristas, Pedro Gallo, disse que os resgatistas só deixarão a área onde houve o acidente com os mineiros depois de retirados todos os objetos que ainda estão no local.

Gallo levou hoje para a cerimônia a Bandeira do Chile que ficou no abrigo onde estavam os mineiros. Alguns dos trabalhadores pararam para cumprimentar o público que os aplaudiu na chegada ao La Moneda. Na entrada do palácio foi colocado um tapete vermelho para que os homenageados e convidados pudessem passar.