Topo

Tornado que atingiu o Missouri é o mais mortal dos EUA desde 1950

Do UOL Notícias*<br>Em São Paulo

24/05/2011 11h22

O tornado que atingiu o Estado do Missouri, nos Estados Unidos, já matou 117 pessoas, de acordo com o porta-voz do governo, Sam Murphey. Com isso, o tornado já é o que fez mais vítimas no país desde 1950.

As equipes de resgate trabalharam durante toda a madrugada em Joplin, cidade mais atingida pelo tornado, ignorando raios e ventos fortes, para procurar por sobreviventes nos escombros e limpar as ruas. 

Veja a localização de Joplin

  • Arte UOL

O esforço não foi em vão, já que os bombeiros conseguiram resgatar 17 sobreviventes dos escombros. O governador Jay Nixon afirmou que as equipes continuaram a procura durante a semana. 

Joplin, um cidade de 50 mil habitantes no sudoeste do Missouri, foi devastada pelo tornado na noite de domingo (22). No Hospital Regional St. John's, que ficou completamente destruído, cinco pacientes e um visitante morreram.

O desastre também acabou com milhares de casas, incluíndo prédios grandes como de supermercados e lojas de departamento.

O perigo continua na cidade, já que pequenos focos de incêndio, provocados por vazamentos de gás, foram detectados em Joplin. O cheiro de amônia e de propano já é comum em várias partes do município.

Obama diz estar "inconsolável"

O presidente americano, Barack Obama, expressou sua tristeza nesta terça-feira (24) com a devastação provocada pelos tornados no meio-oeste do país, que já matou mais de 100 pessoas, e anunciou que visitará a região no próximo domingo (29).

Caçadores de tempestades filmam tornado nos Estados Unidos

Em visita de Estado a Londres, onde se encontrará com a rainha Elizabeth II, Obama prometeu que seu governo ajudará as vítimas do desastre até que todas as casas sejam reconstruídas.

O presidente disse estar "inconsolável" com o balanço de vítimas das tempestades, principalmente na pequena cidade de Joplin, no Missouri, onde 116 pessoas morreram na segunda-feira após a passagem de um violento tornado, com ventos de mais de 320 km/h.

"Nossos pensamentos e orações estão com as famílias que estão sofrendo neste momento", disse Obama na residência do embaixador americano em Londres.

"Tudo o que podemos fazer é mostrar que todo o país está profundamente solidário com eles, e que vamos fazer absolutamente tudo o que pudermos para garantir que consigam se recuperar", declarou.

Por fim, o presidente afirmou que pretende viajar ao Missouri no domingo, um dia após seu retorno aos Estados Unidos depois de uma viagem por quatro países europeus.

Obama também fez um apelo aos americanos, pedindo que prestem atenção nos alertas de tempestade em uma temporada de tornados particularmente violenta.

"Estas tempestades geralmente nos atingem sem aviso", advertiu.

*Com informações da AP e da AFP