Topo

Transexuais tailandeses confundem governo durante eleição

Do UOL Notícias*<br>Em São Paulo

29/06/2011 12h12

A comunidade de travestis e transexuais da Tailândia – ou ladyboys, como são conhecidos por lá – reclama que será marginalizada nas eleições gerais que vão ocorrer na próxima semana. Tudo porque a foto da carteira de identidade deles é confusa demais para os funcionários do governo que trabalham na eleição.

“Nós temos um grande problema quando usamos nossas carteiras de identidade em bancos, escolas, hospitais e agora na hora de votar. A foto, geralmente, é de uma mulher, mas o nome é de homem. Ou a foto mostra um garoto adolescente, mas quem usa a identidade é uma pessoa que se parece com uma mulher”, explica Yollada Suanyoc, presidente da Associação de Trans-femininas da Tailândia. 

Yollada diz que o governo do país falha ao não permitir a mudança de nome nos documentos oficiais. “O governo diz que se mudar nossos nomes, a sociedade ficará confusa. Eles têm medo que a gente esconda nosso passado”, conta.

Na Tailândia, todos são obrigados a carregar a carteira de identidade nas ruas a partir de 15 anos de idade. O documento é renovado a cada sete anos. 

*Com informações da Reuters