Topo

Obama comete gafe em discurso e troca nome de Estado dos EUA; assista

Do UOL Notícias, em São Paulo

07/12/2011 09h30

O presidente dos EUA, Barack Obama, cometeu uma gafe na última terça-feira (6) ao trocar o nome do Estado onde ele se encontrava. Ao iniciar um discurso em Kansas, Obama disse estar feliz em voltar ao Texas.

Antes de completar a frase, Obama se corrigiu com um sorriso e tentou contornar a situação embaraçosa dizendo que estava fazendo uma piada sobre o treinador de basquete da Universidade de Kansas, que Obama havia encontrado minutos antes.

Esta não é a primeira gafe de Obama. Em 2008, durante a campanha presidencial, o então candidato Obama disse ter visitado 57 Estados americanos. O país tem 50 Estados.

Outros políticos também já cometeram gafes "geográficos". Recentemente, Rick Santorum, pré-candidato republicano para as eleições presidenciais americanas de 2012 e ex-senador por Pensilvânia, chamou o continente da África de país durante um debate.

Michele Bachmann, outra pré-candidata republicana, também cometeu um erro semelhante. Ela citou a Líbia como um país que não pertence à África.

Assista abaixo a vídeos que mostram a gafe de Obama e outras cometidas pelos políticos, entre eles o ex-governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, que confundiu o Brasil com o México, e o ex-jogador Romário, que trocou o nome do partido durante sua filiação ao PSB.