Topo

Senado aprova indicação de Antonio Patriota para a ONU

O ex-chanceler Antonio Patriota, durante sabatina na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional Imagem: 26.set.2013 - José Cruz/Agência Senado

Do UOL, em São Paulo

01/10/2013 19h34

O Plenário do Senado aprovou, no início da noite desta terça-feira (1º), o nome do ex-chanceler Antonio Patriota para o cargo de representante permanente do Brasil na ONU (Organização das Nações Unidas). Foram 43 votos a favor, 14 contrários e uma abstenção.

Patriota deixou o comando do Ministério das Relações Exteriores no final do mês passado, depois que o senador boliviano Roger Pinto Molina entrou no país com a ajuda do diplomata brasileiro Eduardo Saboia. A ação, no entanto, não havia sido autorizada pelo Itamaraty, e o episódio provocou a queda do ministro, que pediu demissão à presidente Dilma Rousseff.

O diplomata foi, então, indicado então para representar o Brasil na ONU, cargo ocupado pelo embaixador Luiz Alberto Figueiredo, que por sua vez assumiu a chefia do Itamaraty.

Patriota já havia sido aprovado em sabatina na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), na última quinta-feira (26).

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) elogiou o trabalho de Patriota como diplomata e chanceler. Suplicy aproveitou para pedir que Patriota interceda junto à ONU para que autoridades brasileiras tenham acesso aos documentos sobre o atentado que vitimou o embaixador brasileiro Sérgio Vieira de Mello, em 2003, no Iraque.

Canadá e Paraguai

O Senado também aprovou a indicação do nome de Pedro Fernando Brêtas Bastos para a Embaixada do Brasil no Canadá.

Outro nome aprovado foi o do diplomata José Eduardo Martins Felício, indicado para a Embaixada do Brasil no Paraguai. Ele defendeu um trabalho de valorização das comunidades na fronteira entre os dois países como forma de combater os problemas de criminalidade.(Com Agência Senado)

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Senado aprova indicação de Antonio Patriota para a ONU - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Internacional