Topo

Operação antiterrorista em Barcelona isola a igreja Sagrada Família

20.ago.2017 - Policial faz a segurança da Sagrada Família após os atentados realizados na Catalunha - PASCAL GUYOT /AFP
20.ago.2017 - Policial faz a segurança da Sagrada Família após os atentados realizados na Catalunha Imagem: PASCAL GUYOT /AFP

Do UOL, em São Paulo

12/09/2017 16h12Atualizada em 12/09/2017 16h41

A igreja Sagrada Família, em Barcelona, foi cercada na tarde desta terça-feira (12) pela polícia devido a uma "operação antiterrorista" que está em andamento. A basílica foi esvaziada e a região foi isolada para a checagem de uma van suspeita. Cerca de uma hora após a interdição, a polícia afirmou que tratava-se de um alarme falso e liberou a região.

As linhas 2 e 5 do metrô de Barcelona, que passam pela estação da Sagrada Família, não foram paralisadas, segundo o serviço de Emergências da Generalitat da Catalunha, que recomendou rotas alternativas.

Cartão-postal de Barcelona, a igreja projetada pelo arquiteto catalão Antoni Gaudí recebeu 4,5 milhões de pessoas em 2016 e costuma conviver com longas filas de turistas, muitas vezes tomando as calçadas de seus arredores. A construção da catedral começou em 1882 e até hoje não foi concluída --as gruas que dividem espaço com suas torres já se tornaram um símbolo de Barcelona.

Investigações apontaram que a célula terrorista responsável pelos atentados de Barcelona e Cambrils, na Catalunha, tinha como principal objetivo provocar uma explosão de grandes dimensões na Sagrada Família. (Com agências internacionais)