Oposição vence na Malásia e ex-premiê de 92 anos será o chefe de governo mais velho do mundo

Do UOL, em São Paulo

  • Xinhua/Chong Voon Chung

    Mahathir Mohamad

    Mahathir Mohamad

A aliança opositora liderada pelo veterano Mahathir Mohamad, de 92 anos, conquistou nesta quinta-feira (tarde de quarta, 9, no Brasil) uma vitória histórica nas eleições legislativas da Malásia, pondo fim a seis décadas da coalizão governista Barisan Nasional (BN, Frente Nacional). Mohamad será o chefe de governo mais velho do mundo.

A aliança Pakatan  Harapan, junto com um pequeno partido no estado de Bornéu, obteve 115 assentos, uma maioria simples no Parlamento, informou a Comissão Eleitoral.

O político, de 92 anos e que governou o país de 1981 a 2003, impediu a reeleição do primeiro-ministro NajibRazak, líder da Organização Nacional dos Malaios Unidos (UMNO, na sigla em inglês). Ex-partido de Mahathir, o UMNO é o sócio majoritário da coalizão de partidos reunidos sob o nome "BarisanNasional" ("Frente Nacional"), uma aliança que não conhece a derrota nas urnas e cujo atual líder está sendo acusado de corrupção pelo agora opositor.

Ao contrário de Najib, que pertence a uma família da aristocracia local, Mahathir tem origem humilde e é um "selfmademan" que chegou ao topo antes de se aposentar e deixar as responsabilidades de governo.

O acordo entre Mahathir e a plataforma opositora determina que, em caso de vitória nas urnas, o primeiro dirigirá o governo até que possa ser substituído por AnwarIbrahim, que cumpre pena de cinco anos pelo crime de sodomia. Mahathir e Anwar colocaram em segundo plano os confrontos que protagonizaram no passado para enfrentar, segundo eles, um perigo maior: Najib.

Considerado por alguns como um dos principais porta-vozes nas questões que envolvem os países em desenvolvimento devido a sua atuação em fóruns mundiais como o Movimento dos Países Não Alinhados, Mahathir completará 93 anos em 10 de julho, é casado com Siti Hasmah, uma das primeiras médicas na Malásia dos anos 1950, e tem sete filhos. (Com AFP e Efe)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos