PUBLICIDADE
Topo

Vice de Trump desembarca no Brasil para tratar sobre crise migratória, Venezuela e tarifas

26.jun.2018 - O vice presidente norte-americano Mike Pence, acompanhado de sua esposa Karen Pence, desembarca do Air Force 2 na Base Aérea de Brasília - Pedro Ladeira/Folhapress
26.jun.2018 - O vice presidente norte-americano Mike Pence, acompanhado de sua esposa Karen Pence, desembarca do Air Force 2 na Base Aérea de Brasília Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

26/06/2018 10h53

O vice-presidente dos EUA, Mike Pence, desembarcou na manhã desta terça-feira (26) em Brasília, onde discutirá com o presidente Michel Temer a situação da Venezuela e dos filhos de imigrantes brasileiros separados de seus pais nos Estados Unidos, entre outros assuntos.

"Acabamos de chegar a Brasília. Ansioso por nosso encontro com o presidente Michel Temer e a delegação brasileira para reforçar nossa aliança forte e encontrar maneiras de ter uma parceira mais próxima em segurança, promoção da democracia na região e debater a crise de imigração que impacta os Estados Unidos", escreveu Pence no Twitter.

É a terceira viagem do vice de Donald Trump pela América Latina desde o início da nova administração da Casa Branca, em janeiro de 2017. Essa será a primeira vez que a visita de Pence inclui o Brasil.

Na agenda também figuram o impacto negativo das tarifas que os Estados Unidos impuseram ao aço e ao alumínio brasileiro, e a assinatura de um protocolo sobre cooperação espacial.

O vice-presidente chegou à capital brasileira sob fortes medidas de segurança e seu primeiro compromisso será uma reunião com o pessoal da embaixada dos Estados Unidos no país. Depois, Pence será recebido por Michel Temer no Palácio do Planalto e posteriormente ambos se dirigirão à sede da chancelaria, onde será oferecido um almoço à delegação dos Estados Unidos.

A situação dos filhos de imigrantes nos Estados Unidos foi alvo de fortes críticas no Brasil, sobretudo porque, segundo dados do Ministério de Relações Exteriores, ainda cerca de 50 crianças brasileiros permanecem separados dos seus pais.

A partir de Brasília, Pence viajará para Manaus, onde amanhã deve visitar um dos centros de amparo que as autoridades brasileiras instalaram para prestar assistência a imigrantes venezuelanos. Segundo os cálculos do governo, cerca de 50 mil venezuelanos estão em território brasileiro, onde chegaram em busca de uma vida melhor e fugindo da grave crise política, econômica e social que assola o país.

Após a visita a Manaus, Pence partirá rumo ao Equador, segunda escala da viagem, que terminará na Guatemala. (Com agências internacionais)