Topo

Avião sai da pista, perde trem de pouso e um de seus motores durante pouso nas Filipinas

Guindaste tenta retirar aeronave de campo encharcado após acidente nas Filipinas; avião saiu da pista durante o pouso - Ted Aljbe/AFP
Guindaste tenta retirar aeronave de campo encharcado após acidente nas Filipinas; avião saiu da pista durante o pouso Imagem: Ted Aljbe/AFP

Do UOL, em São Paulo

17/08/2018 08h27

Um avião com 165 passageiros não conseguiu parar na aterrissagem e saiu da pista no aeroporto de Manila, nas Filipinas, perdendo o trem de pouso e um de seus motores. O acidente aconteceu na quinta-feira (17), e ninguém ficou ferido.

O Boeing 737-800 da companhia chinesa Xiamen Air levava 157 passageiros e oito tripulantes, e fazia o trajeto entre a cidade costeira chinesa de Xiamen e a capital filipina. Depois de arremeter na primeira tentativa de pouso, o piloto conseguiu pousar o avião em meio a uma forte tempestade, com pouca visibilidade, mas não conseguiu parar a aeronave, que perdeu contato com a torre de controle assim que saiu da pista em direção a um campo encharcado pela chuva.

O trem de pouso e uma das turbinas foram arrancados no acidente, antes que todos a bordo conseguissem sair pelos escorregadores de emergência.

Motor e peças do avião da Xiamen Air que se acidentou em Manila, nas Filipinas - Bullit Marquez/AP - Bullit Marquez/AP
Motor e peças do avião da Xiamen Air que se acidentou em Manila, nas Filipinas
Imagem: Bullit Marquez/AP

Chen Lei, que estava no avião com amigos, disse que o avião pousou na primeira tentativa, mas subiu abruptamente em um ângulo de 90 graus alguns segundos depois de arremeter. "Minha palma começou a suar", disse ele.

Na segunda tentativa de pouso, quando o avião tocou solo, planou por cerca de cinco segundos, e então a asa e a turbina caíram no cão --Chen Lei viu tudo da janela. "As bagagens caíram e muitos equipamentos dentro do avião começaram a cair. Eu também senti cheiro de fumaça bem forte", disse ele. A aeronave parou somente no gramado.

Imagens de TV mostraram o avião inclinado para a esquerda, e uma das asas seriamente danificada tocando o chão. Uma das turbinas e o trem de pouco estavam a poucos metros da aeronave.

O aeroporto internacional Ninoy Aquino, principal terminal de Manila, ficará fechado até o sábado pela manhã, enquanto as equipes de emergência tentam retirar a aeronave. Uma pista menor, que é usada para voos domésticos, permanece aberta.