Avião atinge muro de aeroporto durante decolagem e segue viagem normalmente na Índia
Um avião da Air India Express com 136 pessoas a bordo bateu com as rodas do trem de pouso em uma parede durante a decolagem, no aeroporto internacional de Tiruchirappalli, em Tamil Nadu, na Índia, na última sexta-feira (12) da semana passada.
Segundo informações do jornal "The Times of India", o Boeing 737-800 estava em uma velocidade de 250 km/h e possivelmente sobrecarregado quando as rodas do trem de pouso bateram em um equipamento usado para guiar o piloto no pouso. Além disso, a aeronave chegou a atingir o topo de um muro no incidente.
Apesar da colisão e do forte barulho causado pelo incidente, o piloto e o copiloto decidiram continuar o voo como se nada tivesse acontecido. Segundo as autoridades, o controle de tráfego aéreo foi informado sobre o que havia se passado e reportou à dupla de pilotos.
O piloto principal do voo, Ganesh Babu, contou às autoridades que não havia problemas no avião e que todos os equipamentos na cabine indicavam que a aeronave estava em ordem.
O incidente pode ter sido causado por um erro na decolagem. As autoridades informaram que o piloto deveria decolar em um ponto paralelo na pista 8169, mas ele pode ter cruzado esse ponto, levando o pneu a atingir a parede. Outra hipótese é a de que o avião estivesse sobrecarregado.
Os passageiros do voo se assustaram com o chacoalhão na aeronave e chegaram a perguntar à tripulação o que tinha acontecido. No entanto, foram informados que aquilo era "normal".
Ninguém que estava a bordo da aeronave se feriu. No entanto, um homem que estava em um veículo na pista, no momento do incidente, foi atingido por detritos e ficou levemente ferido.
As autoridades indianas informaram as de Dubai sobre o incidente e asseguraram que o avião estava em condições de pousar sem problemas.
No entanto, funcionários do aeroporto de Dubai se recusaram a permitir que o avião, que decolou de Tiruchirappalli à 1h30 (hora local) pousasse, afirmando que o pneu poderia estar danificado.
Por isso, a aeronave foi obrigada a aterrissar em Mumbai, após quatro horas de voo. Os passageiros, então, trocaram de avião e seguiram viagem para Dubai.
Em nota, a Air India Express informou que os pilotos estão suspensos enquanto a investigação não for concluída.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.