Topo

Avião atinge muro de aeroporto durante decolagem e segue viagem normalmente na Índia

Muro atingido pelo avião no aeroporto internacional de Tiruchirappalli, em Tamil Nadu - Reprodução/Twitter Vishnu Som
Muro atingido pelo avião no aeroporto internacional de Tiruchirappalli, em Tamil Nadu Imagem: Reprodução/Twitter Vishnu Som

Do UOL, em São Paulo

16/10/2018 14h51

Um avião da Air India Express com 136 pessoas a bordo bateu com as rodas do trem de pouso em uma parede durante a decolagem, no aeroporto internacional de Tiruchirappalli, em Tamil Nadu, na Índia, na última sexta-feira (12) da semana passada.

Segundo informações do jornal "The Times of India", o Boeing 737-800 estava em uma velocidade de 250 km/h e possivelmente sobrecarregado quando as rodas do trem de pouso bateram em um equipamento usado para guiar o piloto no pouso. Além disso, a aeronave chegou a atingir o topo de um muro no incidente.

Apesar da colisão e do forte barulho causado pelo incidente, o piloto e o copiloto decidiram continuar o voo como se nada tivesse acontecido. Segundo as autoridades, o controle de tráfego aéreo foi informado sobre o que havia se passado e reportou à dupla de pilotos.

O piloto principal do voo, Ganesh Babu, contou às autoridades que não havia problemas no avião e que todos os equipamentos na cabine indicavam que a aeronave estava em ordem.

O incidente pode ter sido causado por um erro na decolagem. As autoridades informaram que o piloto deveria decolar em um ponto paralelo na pista 8169, mas ele pode ter cruzado esse ponto, levando o pneu a atingir a parede. Outra hipótese é a de que o avião estivesse sobrecarregado.

Os passageiros do voo se assustaram com o chacoalhão na aeronave e chegaram a perguntar à tripulação o que tinha acontecido. No entanto, foram informados que aquilo era "normal".

Ninguém que estava a bordo da aeronave se feriu. No entanto, um homem que estava em um veículo na pista, no momento do incidente, foi atingido por detritos e ficou levemente ferido.

As autoridades indianas informaram as de Dubai sobre o incidente e asseguraram que o avião estava em condições de pousar sem problemas.

No entanto, funcionários do aeroporto de Dubai se recusaram a permitir que o avião, que decolou de Tiruchirappalli à 1h30 (hora local) pousasse, afirmando que o pneu poderia estar danificado.

Por isso, a aeronave foi obrigada a aterrissar em Mumbai, após quatro horas de voo. Os passageiros, então, trocaram de avião e seguiram viagem para Dubai.

Em nota, a Air India Express informou que os pilotos estão suspensos enquanto a investigação não for concluída.