Incêndios de Los Angeles são os mais devastadores da Califórnia, diz Biden
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse nesta quinta-feira (9) que os incêndios florestais que atingem Los Angeles são os piores da história da Califórnia, e prometeu fundos e recursos federais adicionais para ajudar o estado a enfrentá-los. Os incêndios florestais na Califórnia chegaram hoje ao terceiro dia.
O que aconteceu
"Este é o incêndio mais amplo e devastador da história da Califórnia", afirmou Biden ao convocar uma reunião especial do alto escalão de seu governo na Casa Branca. "Eu disse ao governador e às autoridades locais para não pouparem despesas", disse, chamando os danos de "catastróficos".
O democrata declarou que o governo federal destinará, pelos próximos seis meses, 100% do valor do fundo de respostas a desastres para auxiliar na recuperação das áreas atingidas. O dinheiro será destinado para custear a remoção de escombros, instalação de abrigos temporários e pagamento dos socorristas.
Além disso, mais de 400 bombeiros e 30 aviões e helicópteros do Departamento de Defesa serão encaminhados para a região, segundo a CBS News. O secretário da Defesa também autorizou o encaminhamento de 500 agentes para fazer a limpeza nas áreas de incêndio.
Biden também afirmou que solicitará mais ajuda financeira ao Congresso do país. No entanto, é necessário que o Congresso aprove o envio de financiamento suplementar para o atendimento das regiões.
Ele ainda atualizou a situação da região. Segundo Biden, as chamas já fizeram 179 mil pessoas abandonarem suas casas na Califórnia.
Incêndios continuam
Os incêndios florestais na Califórnia chegaram ao terceiro dia nesta quinta-feira (9). Área de 27 mil acres foi destruída, o que corresponde a mais de 10,8 mil campos de futebol. Cinco focos de incêndio são registrados pelos bombeiros da Califórnia.
Fogo começou na última terça-feira (7). Segundo o jornal local Los Angeles Times, mais de 2 mil edificações já foram queimadas. Ordens de evacuação foram emitidas para pelo menos 130 mil pessoas. Três foram presas tentando furtar casas esvaziadas.
Cinco pessoas morreram. As vítimas foram encontradas em edificações em Altadena, cidade próxima à Los Angeles. As causas da morte ainda são desconhecidas.
Um foco de incêndio em Hollywood restringiu o acesso a pontos turísticos do local. Áreas como a Calçada da Fama estão sob ordem de evacuação.
Na quarta-feira (8), o presidente dos EUA, Joe Biden, emitiu uma Declaração Presidencial de Grande Desastre. Medida permite que governos estaduais, tribais e locais tenham assistência financeira para apagar os incêndios —isso abaterá pelo menos 75% dos custos do governo da Califórnia com o combate às chamas. Governo federal também enviou cinco aviões-tanque grandes, dez helicópteros e dezenas de veículos para ajudar a apagar as chamas.
Dos cinco focos ativos, apenas dois já foram parcialmente contidos. Até às 11h30 (horário de Brasília), o chamado Lidia Fire, que já atingiu 348 acres, foi 40% apagado. Já o Hurst Fire, com 855 acres, teve 10% das chamas contidas. Os dois maiores, Palisades Fire (17.234 acres) e Eaton Fire (10.600 acres), além do Sunset Fire (43 acres, próximo à Hollywood) permanecem em chamas
*Com AFP
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.