Incêndios de Los Angeles são os mais devastadores da Califórnia, diz Biden

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse nesta quinta-feira (9) que os incêndios florestais que atingem Los Angeles são os piores da história da Califórnia, e prometeu fundos e recursos federais adicionais para ajudar o estado a enfrentá-los. Os incêndios florestais na Califórnia chegaram hoje ao terceiro dia.

O que aconteceu

"Este é o incêndio mais amplo e devastador da história da Califórnia", afirmou Biden ao convocar uma reunião especial do alto escalão de seu governo na Casa Branca. "Eu disse ao governador e às autoridades locais para não pouparem despesas", disse, chamando os danos de "catastróficos".

O democrata declarou que o governo federal destinará, pelos próximos seis meses, 100% do valor do fundo de respostas a desastres para auxiliar na recuperação das áreas atingidas. O dinheiro será destinado para custear a remoção de escombros, instalação de abrigos temporários e pagamento dos socorristas.

Além disso, mais de 400 bombeiros e 30 aviões e helicópteros do Departamento de Defesa serão encaminhados para a região, segundo a CBS News. O secretário da Defesa também autorizou o encaminhamento de 500 agentes para fazer a limpeza nas áreas de incêndio.

Biden também afirmou que solicitará mais ajuda financeira ao Congresso do país. No entanto, é necessário que o Congresso aprove o envio de financiamento suplementar para o atendimento das regiões.

Ele ainda atualizou a situação da região. Segundo Biden, as chamas já fizeram 179 mil pessoas abandonarem suas casas na Califórnia.

Incêndios continuam

Os incêndios florestais na Califórnia chegaram ao terceiro dia nesta quinta-feira (9). Área de 27 mil acres foi destruída, o que corresponde a mais de 10,8 mil campos de futebol. Cinco focos de incêndio são registrados pelos bombeiros da Califórnia.

Fogo começou na última terça-feira (7). Segundo o jornal local Los Angeles Times, mais de 2 mil edificações já foram queimadas. Ordens de evacuação foram emitidas para pelo menos 130 mil pessoas. Três foram presas tentando furtar casas esvaziadas.

Continua após a publicidade
8.jan.2025 - Ordens de evacuação foram emitidas para pelo menos 130 mil pessoas devido aos incêndios florestais que atingem a Califórnia
8.jan.2025 - Ordens de evacuação foram emitidas para pelo menos 130 mil pessoas devido aos incêndios florestais que atingem a Califórnia Imagem: Robyn Beck / AFP

Cinco pessoas morreram. As vítimas foram encontradas em edificações em Altadena, cidade próxima à Los Angeles. As causas da morte ainda são desconhecidas.

Um foco de incêndio em Hollywood restringiu o acesso a pontos turísticos do local. Áreas como a Calçada da Fama estão sob ordem de evacuação.

08.jan.25 - Um helicóptero realiza um lançamento de água, enquanto fumaça e chamas sobem do incêndio Sunset nas colinas com vista para o bairro de Hollywood em Los Angeles, Califórnia, EUA
08.jan.25 - Um helicóptero realiza um lançamento de água, enquanto fumaça e chamas sobem do incêndio Sunset nas colinas com vista para o bairro de Hollywood em Los Angeles, Califórnia, EUA Imagem: David Swanson/REUTERS

Na quarta-feira (8), o presidente dos EUA, Joe Biden, emitiu uma Declaração Presidencial de Grande Desastre. Medida permite que governos estaduais, tribais e locais tenham assistência financeira para apagar os incêndios —isso abaterá pelo menos 75% dos custos do governo da Califórnia com o combate às chamas. Governo federal também enviou cinco aviões-tanque grandes, dez helicópteros e dezenas de veículos para ajudar a apagar as chamas.

Dos cinco focos ativos, apenas dois já foram parcialmente contidos. Até às 11h30 (horário de Brasília), o chamado Lidia Fire, que já atingiu 348 acres, foi 40% apagado. Já o Hurst Fire, com 855 acres, teve 10% das chamas contidas. Os dois maiores, Palisades Fire (17.234 acres) e Eaton Fire (10.600 acres), além do Sunset Fire (43 acres, próximo à Hollywood) permanecem em chamas

Continua após a publicidade

*Com AFP

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.