Topo

Esse conteúdo é antigo

'Coringa japonês' se candidata a governo e quer música de Frozen como hino

Um empresário do ramo de eventos, Yuusuke Kawai ainda mostrou oposição ao discurso negacionista da covid-19 - Reprodução/Youtube
Um empresário do ramo de eventos, Yuusuke Kawai ainda mostrou oposição ao discurso negacionista da covid-19 Imagem: Reprodução/Youtube

Colaboração para o UOL, em São Paulo

10/03/2021 18h25Atualizada em 10/03/2021 18h34

Um empresário apelidado como o "Coringa japonês" surpreendeu eleitores ao se candidatar a governador de Chiba, a apenas 40 quilômetros da capital, Tóquio.

Os detalhes da candidatura do político, identificado como Yuusuke Kawai, chamaram a atenção da mídia local: além de apresentar sua plataforma caracterizado como o inimigo do Batman, o possível governador incluiu outras referências pop às propostas, afirmando que quer tornar "Let It Go", do filme "Frozen", o hino oficial de Chiba, e que tem a intenção de renomear o aeroporto da região para "Céu da Disney".

Candidato pelo partido "Fazer toda a Chiba a Terra dos Sonhos e da Magia", o "Coringa japonês" é um dos três oponentes de outra figura controversa, Masayuki Hiratsuka, conhecido no país por sua postura negacionista em relação ao covid-19, afirmando que o vírus "é só uma gripe" e que "vacinas são perigosas".

Segundo o site japonês SoraNews24, fora do personagem, Yuusuke é o dono de uma empresa de planejamento de eventos e recrutamento.

Ao contrapor seu oponente polêmico, comentando a covid-19, ele ironizou que "só pegar uma gripe não é agradável", defendendo também o uso de máscaras para prevenir não só contra o coronavírus mas contra alergias comuns no país.

Quando o assunto é sua aparência inusitada, ao ser questionado pela emissora Tokyo Sports, o empresário explicou.

"Como o palhaço é uma espécie de herói obscuro, eu tive a impressão de que poderia conseguir o apoio das massas", argumentou o candidato, que já desistiu de outros trabalhos para entrar na indústria do entretenimento e tentar a vida como comediante, em uma história semelhante a do Coringa de Joaquin Phoenix.

"Meu objetivo é conseguir risadas", continuou ele. "Se eu falasse sobre meu verdadeiro eu, não seria notícia", concluiu.