Topo

Esse conteúdo é antigo

Barata gigante considerada extinta é encontrada em ilha australiana

Espécie de barata considerada extinta é redescoberta na Ilha Lord Howe, na Austrália - Divulgação/Universidade de Sydney/Departamento Australiano de Planejamento e Meio Ambiente
Espécie de barata considerada extinta é redescoberta na Ilha Lord Howe, na Austrália Imagem: Divulgação/Universidade de Sydney/Departamento Australiano de Planejamento e Meio Ambiente

Do UOL, em São Paulo

09/10/2022 12h03Atualizada em 09/10/2022 12h44

Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Sydney encontrou uma família de baratas gigantes, consideradas extintas, durante uma expedição no arquipélago das Ilhas Lord Howe, na Austrália. O estudante de biologia Maxim Adams foi o responsável pela descoberta.

A barata (Panesthia lata) se alimenta de madeira e desempenha um papel de "engenheira de ecossistema" na ilha. A espécie foi vista pela última vez há mais de 80 anos.

Segundo pesquisadores, a barata foi extinta depois que ratos foram levados à ilha em 1918.

O professor Nathan Lo, que lidera a equipe de pesquisa, diz que um grande programa de erradicação de roedores na ilha Lord Howe em 2019 foi tão bem-sucedido que sua equipe investigava a possibilidade de introduzir uma população de baratas nas ilhas externas de Lord Howe.

"A equipe deveria ir para a Ilha Blackburn para estudar as baratas lá, mas o tempo estava muito ruim e eles foram forçados a ficar em Lord Howe", explicou o professor Lo. "Na primeira rocha em que olharam, encontraram baratas, o que é muito estranho, pois os entomologistas procuram a ilha há muitas décadas e não viram nenhuma."

A família de baratas estava sob uma figueira.

Barata considerada extinta é redescoberta na Ilha Lord Howe, na Austrália - Divulgação/Universidade de Sydney/Departamento Australiano de Planejamento e Meio Ambiente - Divulgação/Universidade de Sydney/Departamento Australiano de Planejamento e Meio Ambiente
Barata considerada extinta é redescoberta na Ilha Lord Howe, na Austrália
Imagem: Divulgação/Universidade de Sydney/Departamento Australiano de Planejamento e Meio Ambiente

"Nos primeiros 10 segundos, pensei: 'não, não pode ser'", disse o estudante Maxim Adams, que encontrou as baratas. "Estávamos fazendo um breve levantamento de Lord Howe basicamente para confirmar sua extinção e na primeira rocha que olhamos lá estava. Foi realmente inacreditável."

Atticus Fleming, presidente do conselho de Lord Howe Island, descreveu a descoberta como emocionante.

"A Ilha Lord Howe é realmente um lugar espetacular. É mais antiga que as Ilhas Galápagos e abriga 1.600 espécies de invertebrados nativos, metade dos quais não são encontrados em nenhum outro lugar do mundo", disse ele.

Papel das baratas gigantes. O professor Lo diz que as baratas nativas que se alimentam de madeira desempenharam um importante papel ambiental.

"Eles são recicladores de nutrientes incrivelmente importantes, engenheiros de ecossistemas e como fonte de alimento para outras espécies", disse o professor Lo.

Ele defende que a espécie não seja comparada a "baratas de rua comuns".

"(O inseto) não tem cheiro, não corre muito rápido, não é assustador. Na verdade, é bastante carismático, você pode segurá-lo na mão", disse ele. "Ele fica na floresta. Não entra na casa das pessoas. Fica na floresta reciclando a madeira e o lixo, para manter a floresta saudável."

"Esperamos estudar seu habitat, comportamentos e genética para aprender mais sobre como eles conseguiram sobreviver", acrescentou o professor Lo.