Topo

Professor aposentado de 93 anos escala montanha de 2,6 mil metros nos EUA

O idoso se preparou para completar a trilha subindo e descendo as escadas do prédio onde mora, na Califórnia (EUA) Imagem: Reprodução/TikTok

Colaboração para o UOL

28/07/2023 09h48

Um professor aposentado da Califórnia (EUA), de 93 anos, se tornou o homem mais idoso a completar a escalada da montanha Half Dome, em Yosemite.

O que se sabe:

Everett Kalin, professor aposentado que vive em Oakland, na Califórnia, está sendo considerado o homem mais velho a conseguir completar a trilha que leva ao topo da montanha.

Ela é descrita pelo site do Serviço Nacional de Parques dos EUA como uma caminhada "emocionante e árdua".

O pico da montanha tem 2.682 metros de altura e o percurso de ida e volta, entre 22 e 25 quilômetros de extensão.

Kalin se preparou para o desafio de escalar o Half Dome, treinando e subindo as escadas do prédio onde mora, segundo ele contou à ABC News.

Ele disse que a ideia de escalar o Half Dome surgiu "do nada" e fez questão de dizer que obteve o apoio de sua esposa, Clara, antes de iniciar a aventura.

Kalin foi acompanhado por seu filho Jon e sua neta Sidney, que dividiram a caminhada em uma excursão de vários dias, levando 13 horas para concluir a trilha, no dia 18.

Três gerações

Kalin afirma ter ficado surpreso ao perceber que não estava tão ofegante durante a subida e descreveu a experiência como "excelente".

Seu filho afirmou que foi uma experiência espetacular para as três gerações da família, por estarem juntas e "aproveitando tudo ao mesmo tempo".

Um vídeo mostrando a chegada de Kalin ao topo da montanha foi postado pela neta do idoso no TikTok, atraindo mais de 15 milhões de visualizações e 12 mil comentários.

Embora milhares de caminhantes atinjam o pico do Half Dome a cada ano, muitos precisam de ajuda dos guardas florestais ao longo da trilha durante o verão.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Professor aposentado de 93 anos escala montanha de 2,6 mil metros nos EUA - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Internacional