Mulher é multada por 'lutar em excesso' ao se defender de abuso sexual
Colaboração para o UOL, em São Paulo
22/08/2023 17h33
O Tribunal de Kolasin, em Montenegro, multou Milica Zivkovic, 25, por "exceder o direito à legítima defesa" ao se defender de um homem que a atacou sexualmente na rua.
O que aconteceu:
Milica Zivkovic foi multada em 85 euros (cerca de R$ 460) por "lutar de forma excessiva" e por "violar a ordem e a paz pública" ao reagir à ação do agressor. As informações são do Metro.
O homem que atacou Milica, identificado como UE, foi multado em 300 euros (R$ 1.625) para deixar a prisão.
Zivkovic foi alvo do abuso na noite do último dia 13 de agosto. Na ocasião, ela e uma amiga voltavam para casa quando o homem passou a segui-las.
O suspeito fez investidas, mas as mulheres ignoraram. O homem, então, atacou Milica. Ele "agarrou" a parte íntima da vítima, e ela reagiu.
Ela disse que bateu no homem "com o punho fechado e depois aberto" para se defender. Milica, que praticou kickboxing por quatro anos, ressaltou que lutou "ao máximo" e conseguiu nocautear seu agressor.
Mulher pretende recorrer de decisão
A vítima afirmou que ficou "muito desconfortável" com a decisão do Tribunal e pretende recorrer. "Recebi muito apoio, o que vai me ajudar a atingir meu objetivo e ter justiça o mais rápido possível. Claro, recebi comentários negativos, principalmente de mulheres que deveriam ser minhas maiores apoiadoras, mas, infelizmente, não somos todos iguais", declarou.
A decisão judicial repercutiu negativamente em Montenegro. Mulheres foram às ruas protestar em defesa de Milica e contra a violência sexual no país.
O primeiro-ministro do país, Dritan Abazovic classificou a sentença como "infelizmente devastadora". "Temo que exemplos como este confirmam a necessidade de mudanças no Judiciário e na procuradoria. Milica não teve medo, mas bravamente se defendeu do agressor".