Escalada e invasões noturnas: como é estratégia de brasileiro em fuga
Colaboração para o UOL
06/09/2023 10h45
Danilo Cavalcante, brasileiro que escapou de uma prisão nos Estados Unidos na última semana, está mobilizando mais de 100 investigadores — e até a Swat — em uma força-tarefa pela sua captura.
Condenado à prisão perpétua por homicídio, ele já foi visto seis vezes em registros de câmeras de segurança do condado de Chester, na Pensilvânia.
Qual é a estratégia de fuga do brasileiro?
Cavalcante fugiu da penitenciária escalando o teto de um dos prédios da unidade prisional localizada em Pocopson Township, segundo uma fonte que falou ao jornal The Philadelphia Inquirer sob condição de anonimato. O edifício escalado pelo brasileiro fica perto de um dos pátios de exercícios da prisão.
Desde então, já são seis aparições registradas de Cavalcante. A aparência do fugitivo permanece a mesma. Os dois últimos registros mostram o brasileiro em uma mata, com mochila e casaco, na segunda-feira (4). As imagens foram feitas em uma propriedade em Longwood Gardens às 20h21 e 21h33, no horário local.
Com base nos registros e investigações, oficiais dos US Marshals acreditam que ele se mova à noite e se esconda durante o dia, segundo o canal norte-americano CBS Philadelphia.
Cavalcante estaria passando os dias em uma área com vegetação rasteira densa. Ela tem vários possíveis esconderijos, como galpões — o que dificulta as buscas —, já de acordo com a BBC.
O fugitivo foi visto dentro da casa de um morador do condado de Chester, de madrugada, de onde levou comida e pode ter levado uma faca. A informação foi dada pelo próprio morador ao canal norte-americano ABC News.
A polícia orientou a população da região a checar as câmeras de segurança e informar à polícia se alguma informação for relevante.
Entenda o caso
Danilo Cavalcante foi condenado à prisão perpétua no último dia 22 por matar a ex-namorada Deborah, na época com 34 anos, a facadas. Os dois são brasileiros, mas o crime ocorreu na cidade de Phoenixville, no estado da Pensilvânia.
O assassinato ocorreu em abril de 2021. Segundo a promotoria, Danilo esfaqueou a mulher até a morte na frente dos filhos dela, de 4 e 7 anos. Ele não aceitava o fim do relacionamento do casal.
Após o crime, Cavalcante fugiu para o estado da Virgínia, mas foi preso pela polícia local menos de duas horas após o assassinato.
Sarah Brandão, irmã de Deborah, contou ao UOL em 2021 sobre a dinâmica do que ocorreu: "Foi enquanto ela pegava as compras do supermercado no carro dela, com as crianças. Ele pegou ela pelo cabelo e a golpeou no tórax, deixando as crianças verem tudo".
O brasileiro escapou da prisão do condado de Chester na manhã de quinta-feira (31). Ele foi classificado como um homem extremamente perigoso pela promotora Deb Ryan, do condado de Chester.