Topo

Chefes do Hezbollah, Hamas e Jihad se reúnem; Israel ataca Exército sírio

Do UOL, em São Paulo

25/10/2023 04h03Atualizada em 25/10/2023 13h38

A guerra entre Israel e Hamas chega ao 19º dia de conflitos. Na madrugada desta quarta-feira (25), as Forças de Defesa israelense atingiram bases militares da Síria. O chefe do Hezbollah se encontrou com líderes de Hamas e da Jihad Islâmica. Tropas do Estado de Israel entram em confronto com palestinos armados na Cisjordânia.

O que aconteceu

O chefe do Hezbollah, Hassan Nasrallah, se reuniu em Beirute, no Líbano, com o vice-líder do Hamas, Saleh al-Arouri, e com o chefe da Jihad Islâmica, Ziad Al-Nakhala. A informação foi divulgada pelo canal libanês Al-Manar.

O encontro das facções serviu para avaliar o que se deve fazer para "alcançar uma verdadeira vitória para a resistência" em Gaza, destacou a emissora controlada pelo Hezbollah se referindo a uma aliança dos grupos.

Israel ataca Exército da Síria

"Infraestrutura militar" e locais de lançamento de morteiros do Exército da Síria foram atingidos hoje por caças, depois de foguetes terem sido disparados contra comunidades israelense nas colinas de Golã, diz o comunicado das Forças de Defesa de Israel.

A ação teria matado oito soldados sírios e ferido sete, disse o canal de notícias Al Jazeera.

Pelo menos três pessoas morreram e várias ficaram feridas em ataque aéreo de Israel em Jenin, no norte da Cisjordânia, segundo a agência de notícias Wafa da Autoridade Palestiniana.

Em resposta, a FDI alegou que o ataque teve como alvo palestinos armados que atiravam contra soldados israelenses e atiravam explosivos contra aviões militares. A informação foi divulgada pelo Times of Israel.

O governo de Israel disse também ter realizado dezenas de ataques aéreos na Faixa de Gaza contra túneis do Hamas, centros de comando, locais de armazenamento de armas e locais de lançamento de morteiros e mísseis antitanque.

O grupo extremista Hamas declarou que "mais de 80 pessoas foram mortas e centenas ficaram feridas" nos ataques aéreos israelenses noturnos na Faixa de Gaza.

Bombardeios noturnos em Gaza

O Hamas diz que 80 pessoas morreram e centenas ficaram feridas em ataques de Israel contra a Faixa de Gaza na madrugada de hoje. O grupo chamou o ataque israelense de "massacre".

Israel confirma que efetuou "bombardeios em larga escala na Faixa de Gaza com base em informações dos serviços de inteligência".

Na Cisjordânia, um ataque israelense também matou três pessoas e deixou feridos. "Um avião disparou ao menos dois mísseis na direção de um grupo de pessoas perto do campo de refugiados de Jenin", informou a agência palestina de notícias Wafa.

O Exército israelense informou em um comunicado que efetuava "atividades antiterroristas" na área, mas não relatou vítimas.

*Com informações de AFP

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Chefes do Hezbollah, Hamas e Jihad se reúnem; Israel ataca Exército sírio - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Internacional