Embaixador sobre falta de energia em Gaza: 'Não é obrigação de Israel'

O embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine, afirmou em entrevista ao UOL News desta terça-feira (24) que não é obrigação de Israel abastecer Gaza com combustível.

Eles [Hamas] que dominam a Faixa de Gaza, a responsabilidade é deles. Não é uma obrigação de Israel abastecer Gaza com eletricidade para, depois, o Hamas a usar para atirar foguetes em Israel.

Para o embaixador, o Hamas e outras entidades possuem gasolina suficiente para abastecer geradores e levar energia para o povo.

Não é bom, não é ótimo, claro, mas isso é uma situação de guerra, e guerra que não queríamos e não iniciamos. Parece que alguém esqueceu.

Daniel Zonshine disse também que Israel tem tentado ajudar a entrada de assistência, água, comida e energia em Gaza, mas que a condição é que esses suprimentos não cheguem até o Hamas.

Nesse momento é um pouco difícil acertar isso e nós tentamos fazer coisas através da lei internacional, que nos obriga. Vamos ajudar os civis que sofrem por coisas do Hamas.

Guerra Israel x Hamas: Posição da ONU é moderada e similar à do Brasil, diz Tales Faria

A posição da ONU com relação à guerra entre Israel e Hamas é moderada e similar à do Brasil, destacou o colunista do UOL Tales Faria durante participação no UOL News. Mais cedo, o embaixador de Israel pediu a renúncia do Secretário-Geral da ONU, António Guterres.

Continua após a publicidade

Houve uma escalada no discurso de Israel, se tornou mais agressivo, isso de pedir o afastamento do secretário-geral da ONU é muito grave. O secretário geral da ONU está tendo uma posição muito parecida com a do Brasil, o que aumenta a impressão de que é dessa maneira que Israel está vendo Lula e o Brasil.

Segundo Tales, a moderação parece ter se tornado um insulto a Israel. O colunista classificou a a hipótese de diálogo para resolver o conflito como "cada vez mais distante".

Israel vai fazer o que quiser. Israel sabe que o Biden [presidente dos Estados Unidos] está de mãos atadas e não vai poder reagir contra Israel no caso de uma devastação geral contra os palestinos em Gaza. Se houver isso, o Netanyahu vai ter que se explicar perante a comunidade internacional.

***

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.

Veja a íntegra do programa:

Continua após a publicidade

Quando: de segunda a sexta, às 10h e 17h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.