Topo

Itamaraty diz que brasileiros estarão em lista para deixar Gaza amanhã

Palestinos aguardam para deixar Gaza na passagem de fronteira de Rafah com o Egito Imagem: Ibraheem Abu Mustafa - 3.nov.23/Reuters

Do UOL, em São Paulo

09/11/2023 17h44

As negociações para a repatriação de brasileiros na Faixa de Gaza avançaram e o grupo estará na lista de estrangeiros autorizados a cruzar a fronteira para o Egito amanhã. A informação foi dada primeiramente pela CNN Brasil e, depois, confirmada pelo Itamaraty em uma publicação nas redes sociais.

O que aconteceu

O ministro das Relações Exteriores de Israel fez a confirmação ao chanceler brasileiro Mauro Vieira, informou o Itamaraty. Ambos se falaram por telefone hoje, o 4º contato sobre o tema.

Relacionadas

De acordo com a CNN Brasil, já existe expectativa do grupo deixar Rafah em direção ao Brasil no sábado (11).

Ainda de acordo com a CNN Brasil, o avião da FAB que aguarda pelos brasileiros no Cairo vai amanhã até Al Arish, perto da fronteira do Egito com Gaza, para aguardar pelos passageiros que serão repatriados.

O UOL entrou em contato com a FAB e aguarda retorno.

Nenhum brasileiro deixou Gaza até agora

A passagem de estrangeiros para o Egito foi liberada no dia 1º de novembro. Desde então, cerca de 30 brasileiros aguardam ter seus nomes listados para realizar a travessia pela passagem de Rafah.

Nesta quinta-feira (9), o Egito reabriu a fronteira no posto de Rafah, mas não divulgou uma sétima lista de estrangeiros autorizados a deixar o território.

Israel afirma que não é responsável por definir quem integra a lista. "Tem cota diária, que não é feita por Israel. Às vezes, o Hamas não permite a saída de pessoas por razões deles. Tem americanos que ainda estão lá", declarou o embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Itamaraty diz que brasileiros estarão em lista para deixar Gaza amanhã - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Internacional