Topo

Argentina: Vice de Milei faz reunião de transição com Cristina Kirchner

Victoria Villarruel e Milei em discurso de campanha, em 19 de novembro Imagem: Emiliano Lasalvia / AFP

Amanda Cotrim

Colaboração para o UOL, em Buenos Aires

22/11/2023 16h40

A vice-presidente eleita da Argentina, Victória Villarruel, se reunirá com a atual vice-presidente Cristina Fernández de Kirchner no fim da tarde desta quinta (22), no Senado. No país vizinho, cabe ao vice-presidente presidir a Casa.

O que aconteceu

A equipe da atual vice-presidente da Argentina convidou a vice-presidente eleita para o encontro. Victoria Villarruel, vice de Javier Milei, confirmou que encontraria Cristina com o objetivo de facilitar o processo de transição, segundo informou a imprensa argentina.

Victoria "não tem em mente nenhum tema em particular para tratar na conversa, apenas iniciar um diálogo mútuo", dizem as reportagens de jornais argentinos. A vice recém-eleita espera que "ambas possam acordar os aspectos gerais para iniciar o processo de transição de modo ordenado".

Relacionadas

Por instrução da vice-presidente da nação, Dra. Cristina Fernandez de Kirchner, a Secretaria Administrativa se comunicou com a equipe da vice-presidente eleita, Victoria Villarruel, para informá-la que no dia 22, às 17h, a Presidente do Senado a receberá no Senado.
Nota divulgada à imprensa

Durante a campanha eleitoral, Victoria criticou a postura do então candidato à presidência e atual ministro da Economia, Sergio Massa, em debate eleitoral, e cutucou Cristina. Massa disse que Milei não teria renovado o contrato de estagiário com o Banco Central da Argentina porque não passou no exame psicotécnico.

É um questionamento que se deve fazer no ambiente privado e não em uma campanha política, tendo padecido durante anos pessoas que tinham claros signos de saúde mental, como é o caso de Cristina, que teve atitudes desconectadas da realidade.
Victoria Villarruel, vice-presidente eleita, durante entrevista a rádio

A reunião entre Victoria e Cristina ocorrerá um dia depois do encontro entre o atual presidente Alberto Fernandez e o presidente eleito Javier Milei. Eles conversaram na Quinta de Olivos, residência oficial do presidente da República, e iniciaram o processo de transição de governo.

Fontes ligadas ao governo argentino informaram que Fernandez e Milei conversaram sobre assuntos de Estado e que não houve um pedido para abordagem de algum tema específico. O novo presidente assume em 10 de dezembro.

Quem são os substitutos de Milei e Victoria

Javier Milei e Victoria Villarruel, ambos do partido Liberdade Avança, foram eleitos deputados em 2021. Com a eleição presidencial, ambos se retirarão e seus respectivos cargos serão ocupados por Nicolás Emma e Maria Fernanda Araujo até 2025.

Nicolás Emma é o presidente do partido Liberdade Avança em Buenos Aires e foi chefe da campanha dos comícios de 2021. Na ocasião, o partido teve uma vitória expressiva de 17% e conseguiu, pela primeira vez, formar uma bancada no Congresso.

Maria Fernanda Araujo é irmã de um combatente da guerra das Malvinas e uma militante contra a legalização do aborto. Ficou conhecida por fazer campanha sobre a "defesa da vida, da família e da liberdade".

A interrupção da gravidez na Argentina foi legalizada em dezembro de 2020, com o então presidente eleito Alberto Fernández. A lei foi promulgada em janeiro de 2021.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Argentina: Vice de Milei faz reunião de transição com Cristina Kirchner - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Internacional