Hamas formaliza desejo de estender trégua com Israel
Do UOL, em Brasília
26/11/2023 16h20Atualizada em 26/11/2023 17h29
O Hamas anunciou hoje (26) que está disposto a estender o período de trégua com Israel, que terminaria amanhã (27). O desejo do grupo extremista seria por dois a quatro dias a mais no prazo.
O que aconteceu
Cessar-fogo. Hamas e Israel fizeram um acordo de cessar-fogo que expiraria amanhã, mas o grupo palestino se dispôs a ampliar os dias sem ataques. A informação é da agência internacional Reuters.
Relacionadas
Mais palestinos livres. A condição do grupo extremista é a liberação de mais palestinos detidos pelos israelenses.
Dois a quatro dias. Uma fonte ligada ao Hamas disse à agência de notícias AFP que a prorrogação da trégua seria de dois a quatro dias.
Mais 40 libertações de israelenses. Segundo o veículo francês, a fonte relatou que acredita na possibilidade de libertar mais 20 a 40 prisioneiros de Israel. Outros 50 deverão ser libertados em contrapartida da soltura de 150 prisioneiros palestinos por Israel.
Cessar-fogo
O Hamas libertou hoje mais 17 reféns no terceiro dia de trégua na guerra com Israel. Foram entregues 13 israelenses, três tailandeses e um russo ao Comitê Internacional da Cruz Vermelha.
A trégua de quatro dias prevê a troca de três prisioneiros palestinos para cada refém israelense liberto. Cerca de 50 crianças e mulheres mantidas reféns em Gaza deverão ganhar a liberdade nos quatro dias de cessar-fogo.
O grupo extremista liberou 17 reféns ontem, segundo dia da trégua. Em troca, recebeu 39 palestinos que estavam detidos em Israel desde antes do conflito atual.
Trinta e três crianças e seis mulheres foram soltas por Israel, informou a autoridade penitenciária de Israel momentos após a liberação dos reféns.
No dia anterior —primeiro da trégua—, 13 reféns israelenses foram liberados: nove mulheres e quatro menores de idade. Além deles, também foram liberados 10 tailandeses e um filipino.