EUA e Reino Unido bombardeiam Iêmen, um dia após ataques a Síria e Iraque
Do UOL, em São Paulo
03/02/2024 20h33Atualizada em 03/02/2024 23h12
Estados Unidos e Reino Unido atingiram hoje pelo menos 30 regiões controladas por rebeldes houthis no Iêmen.
O que aconteceu
Os ataques foram feitos por ar e por terra. As regiões afetadas são a capital Sanaa, além de Hajja, Dhamar, Al-Baida, Taez e Hodeida.
Os ataques de hoje acontecem um dia após os EUA atingirem quatro locais da Síria e três do Iraque. Ao todo, segundo a CNN, foram 85 alvos, incluindo centros de comando e controle, centros de inteligência e instalações de armas.
EUA, Reino Unido e outros países informaram que suas forças atingiram pontos do Iêmen em resposta aos ataques contínuos dos houthis contra o transporte marítimo internacional e comercial. Em comunicado conjunto, os países citam também que navios de guerra que transitam pelo Mar Vermelho também são alvos dos houthis.
Em guerra com o governo internacionalmente reconhecido do Iêmen desde 2014, os houthis controlam grandes áreas do país. Desde meados de novembro, os rebeldes atacam o que consideram navios ligados aos interesses israelenses no Mar Vermelho, em apoio aos palestinos de Gaza, afetados pelo conflito entre Israel e o Hamas.
Esses ataques em dias consecutivos são uma resposta a um ataque de drone no fim de semana passado, de acordo com a CNN. Três militares dos EUA foram mortos na ação.