Trump diz que encoraja Rússia a 'fazer o que quiser' contra membros da Otan
O ex-presidente e pré-candidato dos EUA, Donald Trump, afirmou no sábado (10), em um comício em Conway, na Carolina do Sul, que encorajaria a Rússia a "fazer o que quiser" com países membros da Otan que não cumprissem repasses financeiros à organização.
O que aconteceu
Trump criticou aliados na Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) por não financiarem a instituição o suficiente. Cerca de 70% dos aportes financeiros à organização vem dos Estados Unidos, segundo informações da agência RFI. Poucos países-membros seguem a cota de doações de pelo menos 2% do PIB à organização.
Relacionadas
Trump disse que, em conversa com um membro da Otan, não defenderia os integrantes da organização que não cumprissem as metas de gastos. Durante o discurso, Trump afirmou que foi confrontado por esse membro e, em resposta, teria dito que encorajaria a Rússia a fazer o que desejasse.
Pré-candidato diz que não protegeria países que não fazem repasses à organização. "Não pagou?", disse Trump ao membro da Otam. "Não, eu não protegeria você. Na verdade, eu os encorajaria a fazer o que quisessem. Você tem que pagar. Você tem que pagar suas contar", disse ele à CNN.
Porta-voz da Casa Branca condena falas de Trump. "Incentivar invasões dos nossos aliados mais próximos por regimes assassinos é terrível e desequilibrado - e põe em perigo a segurança nacional americana, a estabilidade global e a nossa economia interna", disse o porta-voz da Casa Branca, Andrew Bates, num comunicado. "Em vez de apelar à guerra e promover o caos, o presidente Biden continuará a apoiar a liderança americana", acrescentou Bates.
Ataque a países-membros da Otan
O ataque a um país membro representa um ataque a todas as nações da aliança. Trump já se queixou publicamente sobre os valores gastos em defesa por outros países em comparação ao gasto pelos Estados Unidos. Contudo, Trump descreve de forma imprecisa como funcionam os repasses à organização, segundo a CNN.
Enquanto presidente, Trump ameaçou retirar os EUA do grupo de membros da Otan, de acordo com informações do The New York Times, divulgadas pela CNN. O então presidente chegou a descrever a organização como "obsoleta" e se alinhou ao presidente russo, Vladimir Putin, para enfraquecer a aliança.
Política de imigração
Ex-presidente ameaçou retomar expulsões em massa de migrantes nas fronteiras do país "no primeiro dia" de governo. As declarações ocorreram durante discurso, caso seja vença as eleições presidenciais em novembro.
Pressão sobre políticas para imigração. Sob a pressão de Trump, congressistas republicanos parecem ter decidido bloquear qualquer reforma da política de imigração antes das eleições presidenciais, de acordo com a RFI.
Trump comemorou postura do Congresso. "Não esqueçamos que esta semana também conquistamos uma grande vitória que todos os conservadores deveriam comemorar. Esmagamos o projeto desastroso deste vigarista Joe Biden sobre fronteiras abertas", afirmou ele. "Todo o grupo fez um ótimo trabalho no Congresso. Nós enterramos tudo."