Lula convida Guiana para cúpula do G20 sobre clima: 'Monetizam preservação'
Do UOL, em São Paulo e Brasília
29/02/2024 12h08
O presidente Lula (PT) convidou o presidente da Guiana, Irfaan Ali, para participar da reunião da cúpula do G20 sobre o clima, em novembro, em Belém.
O que aconteceu
O Brasil preside o G20 em 2024. No fim do ano, realizará uma cúpula sobre o clima no Pará com potências globais, países da região amazônica e outras nações com grandes áreas verdes, como a República do Congo, na África.
Segundo o presidente, o vizinho, um dos oito países que compõem a floresta amazônica junto ao Brasil, tem formas de "monetizar" as riquezas naturais de forma sustentável. O desenvolvimento sustentável, com geração de renda por meio da floresta, foi um dos motes a campanha petista em 2022.
Relacionadas
[A Guiana] faz um esforço incomensurável para cuidar das suas florestas. Por isso eu os convidei para participar da reunião climática no Brasil do G20. Para que eles possam expor a monetização. Para que eles possam apresentar aqui o modelo de monetização que eles estão realizando.
Lula, na Guiana
O presidente falou hoje no fechamento da Caricom (Comunidade do Caribe), ao lado de Ali. O brasileiro foi o convidado especial da reunião.
Em sua fala, Lula voltou a pedir paz na região. Atualmente, a Guiana passa por um impasse com a vizinha Venezuela pela região de Essequibo, a área de 160 mil km², rica em petróleo e gás, que passou a ser reivindicada pelo governo de Nicolás Maduro no ano passado.