Topo

Líder da oposição venezuelana diz que Lula 'valida abusos' de Maduro

Do UOL, em São Paulo

06/03/2024 18h13

María Corina Machado, líder da oposição venezuelana, criticou o presidente Lula (PT) após o petista relativizar o fato que Corina foi impedida de disputar a Presidência contra Nicolás Maduro.

O que aconteceu

María Corina Machado compartilhou trecho de fala de Lula, na qual o presidente diz que não ficou "chorando" ao não poder concorrer em 2018. Na época, preso em Curitiba, Lula indicou Fernando Haddad para disputar as eleições contra Jair Bolsonaro (PL).

Relacionadas

"Você [Lula] está validando os abusos de um autocrata que viola a Constituição e o Acordo de Barbados que afirma apoiar", escreveu Corina. Em publicação na rede social X (antigo Twitter), ela ainda disse que Maduro tinha medo de enfrentá-la "porque sabe que o povo venezuelano está hoje na rua comigo".

Eu chorando, presidente Lula? Você está dizendo isso porque sou mulher? Você não me conhece. Luto para fazer valer o direito de milhões de venezuelanos que votaram em mim nas primárias e dos milhões que têm o direito de fazê-lo numa eleição presidencial livre em que derrotarei Maduro.
Maria Corina Machado em publicação na rede social X

A candidata da oposição, vencedora das primárias, foi considerada inelegível pela Suprema Corte venezuelana em janeiro. A decisão fez com que os Estados Unidos voltassem a sancionar setores de petróleo e gás do país após acusações de que a inelegibilidade afetasse o Acordo de Barbados, que previu diálogo político entre o governo de Maduro e a oposição.

Lula defendeu a realização de eleições transparentes da Venezuela e pediu "presunção de inocência" a Maduro. Em evento com o presidente do Governo da Espanha, Pedro Sánchez, o petista afirmou que "não se pode colocar dúvidas antes de as eleições acontecerem".

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Líder da oposição venezuelana diz que Lula 'valida abusos' de Maduro - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Internacional