Topo

Esquerda forma 'frente ampla' após avanço da direita na França

Líderes da esquerda francesa anunciaram aliança Imagem: AFP/Julien de Rosa

Do UOL, em São Paulo

14/06/2024 18h44Atualizada em 14/06/2024 18h44

Os quatro maiores partidos de esquerda da França formaram uma "Frente Popular" para contestar os resultados das eleições do Parlamento Europeu, que deram vantagem à extrema-direita entre os membros da União Europeia.

O que aconteceu

Coalizão visa combater avanço da direita na Europa. O Partido Socialista, Partido Verde, o partido Comunista e o partido "França Insubmissa" se uniram oficialmente em campanha para as eleições legislativas locais.

"Uma nova página na história da França foi escrita". A declaração conjunta escrita pelos partidos diz que "a chegada do Reunião Nacional ao poder não é mais inevitável". Além disso, escrevem: "trabalharemos para ampliar este encontro com todos aqueles, franceses, associações, sindicatos, partidos políticos, personalidades envolvidas no debate público, que partilham as nossas ideias e as nossas orientações".

Pesquisa eleitoral põe extrema-direita na frente de aliança de esquerda. A última pesquisa do jornal Le Point indica que o Reunião Nacional, de Marine Le Pen e Jorden Bardella, tem 29,5% de intenção de votos, enquanto a nova Frente Popular marcou 28,5%.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Esquerda forma 'frente ampla' após avanço da direita na França - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Internacional