Em meio à pressão, apoiadores de Biden gritam em comício: 'Não desista'
Do UOL, em São Paulo
12/07/2024 21h06
Em meio à pressão de aliados e parte da imprensa, com pedidos para anunciar a retirada de sua candidatura, o presidente dos EUA, Joe Biden, ouviu gritos de "não desista" vindos de apoiadores, nesta sexta-feira (12), presentes em um comício em Detroit, em Michigan.
O que aconteceu
Biden se preparava para discursar antes de ouvir os apelos de simpatizantes. Os democratas que participavam do evento político começaram a gritar "don't you quit!" (ou "não desista", na tradução, em português). O chefe da Casa Brasil reagiu com sorrisos e acenos para o público.
Relacionadas
Presidente fez uma parada surpresa em um restaurante no subúrbio de Detroit antes do evento. No local, o mandatário de 81 anos disse aos presentes que planeja "terminar o trabalho" e alfinetou Trump ao dizer que "a alternativa não é uma grande alternativa".
Comício em Detroit tenta tranquilizar eleitores quanto à saúde do presidente. Biden acendeu o alerta dentro do próprio partido após desempenho ruim frente ao rival, o ex-presidente Donald Trump, no debate da CNN no mês passado. Muitos deles passaram a criticar o chefe da Casa da Branca (publicamente ou nos bastidores).
Um em cada três democratas acha que Biden deveria desistir de candidatura. Levantamento da agência de notícias Reuters e do instituto de pesquisas Ipsos divulgado em 2 de julho aponta que cerca de 32% dos democratas acham que Biden deveria desistir da sua candidatura à reeleição.
Congressistas democratas pedem a sua desistência. Até o momento, pelo menos 20 deles já pediram publicamente que ele desistisse, segundo monitoramento feito pelo jornal The Washington Post em tempo real.