Topo

Vance era crítico de Trump e já teria comparado o ex-presidente a Hitler

O candidato republicano ao Senado dos EUA, J.D. Vance, fala com apoiadores ao lado de sua esposa Usha Vance, em uma festa eleitoral após vencer as primárias em Cincinnati, Ohio, EUA, 3 de maio de 2022. REUTERS/Gaelen Morse Imagem: GAELEN MORSE/REUTERS

Do UOL, em São Paulo

15/07/2024 17h16

O senador J.D. Vance, anunciado nesta segunda-feira (15) por Donald Trump como o seu vice às eleições presidenciais deste ano, teria comparado o republicano a líder nazista Adolf Hitler, conforme relato feito por ex-colega de quarto na faculdade.

O que aconteceu

Senador chamou o ex-presidente de "idiota", "nocivo" e "repreensível". O post foi publicado no Twitter e no Facebook, em 2016, e desenterrado por usuários algum tempo depois. O deputado estadual democrata Josh McLaurin, antigo colega de quarto de Vance na faculdade, também divulgou o print de uma suposta mensagem recebida do republicano.

Relacionadas

"Eu oscilo entre pensar que Trump pode ser um babaca cínico como Nixon, que não seria tão ruim (e pode até ser útil) ou que ele pode ser o Hitler da América", escreveu Vance, segundo o tuíte de McLaurin. "Como isso é desanimador?", prosseguiu.

Vance nunca se manifestou publicamente sobre essa mensagem especificamente. Ele, no entanto, apagou os posts nas redes sociais que faziam xingamentos diretos a Trump e disse ter se arrependido.

Mudança de opinião de Vance ocorreu em 2022. Foi quando ele anunciou a candidatura ao Senado pelo partido Republicano. No ano seguinte, Vance recebeu apoio publicamente do ex-presidente e se converteu oficialmente ao "trumpismo", de acordo com apuração feita pela rede de TV NBC News.

Donald Trump anunciou J.D. Vance como seu candidato à vice-presidência nas eleições americanas nesta segunda-feira (15). Depois, o nome foi confirmado durante a Convenção Nacional do Partido Republicano, que começou hoje (15) e vai até quinta-feira (18).

Trump afirmou que a decisão foi tomada "após longa deliberação e reflexão, e considerando os talentos de muitos outros". "Serviu honrosamente nosso país no Corpo de Fuzileiros Navais, formou-se na Ohio State University em dois anos, Summa Cum Laude, e se formou na Yale Law School, onde foi editor do The Yale Law Journal e presidente da Yale Law Veterans Association", escreveu.

Quem é J.D. Vance?

Vance tem 39 anos e nasceu em Middletown, Ohio. Ele é senador pelo estado onde nasceu desde 2023, formado em Direito pela Universidade Estadual de Ohio e pela Faculdade de Direito de Yale.

Escreveu o livro autobiográfico Hillbilly Elegy, que foi transformado em filme pela Netflix. O filme "Era uma vez um sonho" retrata a história da família Vance.

Vance serviu aos Estados Unidos na Guerra do Iraque. Ele se alistou no Corpo de Fuzileiros Navais após se formar no ensino médio.

J.D culpou "retórica" da campanha de reeleição de Biden pelo atentado contra Trump, que aconteceu no último sábado (13). O vice escreveu no X que a tentativa de assassinato não foi um incidente isolado. "A premissa central da campanha de Biden é que o presidente Donald Trump é um fascista autoritário que deve ser parado a qualquer custo. Essa retórica levou diretamente à tentativa de assassinato do Presidente Trump", publicou.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Vance era crítico de Trump e já teria comparado o ex-presidente a Hitler - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Internacional