Topo

Tailândia registra segundo caso da nova varíola dos macacos fora da África

Banner de conscientização sobre mpox no aeroporto de Chennai, na Índia Imagem: R.Satish Babu / AFP

Do UOL

22/08/2024 09h49

Esta é a newsletter De Olho no Mundo. Inscreva-se gratuitamente para receber no seu email de segunda a sexta. Conheça as demais newsletters do UOL. São cerca de 20 opções sobre os mais variados assuntos para a sua escolha.

********

A Tailândia anunciou nesta quinta o primeiro caso no país da nova variante da varíola dos macacos, mais contagiosa e mais perigosa. O paciente é um europeu de 66 anos que chegou da África. É o segundo caso confirmado da doença fora do continente. Na semana passada, a Suécia detectou o vírus em uma pessoa que também havia estado na África. A Argentina, porém, descartou a suspeita de varíola dos macacos do tripulante indiano de um navio cargueiro que havia passado por Santos. O homem foi diagnosticado com catapora. No dia 14, a OMS declarou a varíola dos macacos, ou mpox, uma emergência de saúde global devido ao surto atual na África, agravado pelo aparecimento de uma cepa mais perigosa e contagiosa dos que as identificadas até agora.

Trump on the road again

Protegido por uma estrutura de vidro à prova de balas, Donald Trump retomou ontem os comícios ao ar livre pela primeira vez depois do atentado que sofreu na Pensilvânia no começo do mês passado. O republicano, porém, chegou a descer do palanque e abandonar o escudo para interagir com os apoiadores na Carolina do Norte. No discurso, mais ataques pessoais a Kamala Harris. Em Chicago, no terceiro dia da convenção democrata, o destaque foi um discurso surpresa da apresentadora de TV Oprah Winfrey em apoio a Kamala.

Imagem: Jonathan Drake/Reuters

Corpo de magnata encontrado

Mergulhadores encontraram o corpo do magnata irlandês Mike Lynch preso nos destroços do mega iate Bayesian, que naufragou na costa da Sicília na segunda. Seis pessoas morreram no acidente e as equipes de busca ainda procuram uma mulher desaparecida. No total, 22 pessoas estavam no iate de 56 metros de comprimento. A embarcação estava ancorada no porto de Porticello, perto de Palermo, e virou durante uma forte tempestade.

Fed prevê queda dos juros

A ata da última reunião do Fed, divulgada ontem, revelou que os diretores do banco central americano preveem uma redução das taxas de juros na próxima reunião, em setembro. "A grande maioria [dos diretores] observou que, se os dados continuarem a vir conforme o esperado, provavelmente seria apropriado flexibilizar a política na próxima reunião", diz o texto. Alguns deles também argumentaram que "o recente progresso na inflação e os aumentos na taxa de desemprego forneceram um argumento plausível para a redução em 0,25 ponto percentual" na própria reunião passada, realizada há três semanas. A perspectiva de redução dos juros nos EUA, atualmente na faixa entre 5,25% e 5,5%, é uma das razões por trás da recente alta da bolsa no Brasil. Ontem, o Ibovespa fechou aos 136.464 pontos, recorde pelo terceiro dia seguido.

Elétricos em marcha lenta

A Ford anunciou uma redução de 25% no investimento em desenvolvimento de carros elétricos. A empresa também desistiu do lançamento de um SUV e adiou a chegada ao mercado de uma picape com a tecnologia nos EUA. A medida é reflexo, em parte, da desaceleração dos mercados desse tipo de veículo. O crescimento das vendas nos EUA caiu de 46% em 2023 para 7% neste ano. Outros grandes fabricantes também estão reduzindo o investimento nesse segmento. Recentemente, a GM abandonou a meta de produção de 1 milhão de carros elétricos por ano a partir de 2025. As grandes montadoras americanas, europeias e japonesas também enfrentam a forte concorrência da indústria chinesa, que lidera a produção mundial.

Deu na Nature

A bagunça do uso da Inteligência artificial na medicina. A reportagem da revista científica afirma que, apesar da aprovação por agências regulatórias de milhares de sistemas de inteligência artificial para uso em clínicas e hospitais, há pouca comprovação científica sobre sua eficácia. Uma revisão sistemática dos trabalhos publicados sobre o assunto entre 2020 e 2022 encontrou apenas 65 estudos realizados com controle randomizado, considerado o padrão ouro da pesquisa científica. Outro problema levantado pela reportagem é a dificuldade de generalizar os resultados das pesquisas para diferentes grupos populacionais. "É um fato conhecido que os algoritmos de IA são muito frágeis quando são usados em dados que são diferentes dos dados nos quais foram treinados", diz Xiaoxuan Liu, uma pesquisadora da Universidade de Birmingham, na Inglaterra. Leia mais.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Tailândia registra segundo caso da nova varíola dos macacos fora da África - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


De Olho no Mundo