Topo

Campanha de Kamala aceita microfones desligados em debate contra Trump

Kamala Harris e Donald Trump Imagem: Pool/Getty Images via AFPe Spencer Platt/Getty Images/AFP

Do UOL, em São Paulo

04/09/2024 19h16

A campanha de Kamala Harris, candidata democrata às eleições presidenciais, concordou com as regras do debate que será promovido pela rede de TV ABC News, na próxima semana, inclusive no ponto que diz respeito aos microfones desligados. Este será o primeiro encontro entre Harris e o republicano Donald Trump.

O que aconteceu

Equipe concordou com as regras em carta enviada à emissora, mas com ressalvas. Segundo a CNN, que teve acesso ao conteúdo, a campanha de Kamala expôs sua insatisfação em relação à regra que permite o microfone de um candidato sem som, enquanto o outro estiver falando. Os democratas acreditam a vice-presidente será "fundamentalmente prejudicada por esse formato".

Relacionadas

A vice-presidente Harris, uma ex-promotora, será fundamentalmente prejudicada por esse formato, que servirá para proteger Donald Trump de trocas diretas com a vice-presidente. Suspeitamos que essa seja a principal razão para a insistência de sua campanha em microfones mudos.
Trecho da carta enviada por democratas à ABC News

Na sequência, eles acrescentaram. "Apesar de nossas preocupações, entendemos que Donald Trump corre o risco de pular o debate completamente, como ele ameaçou fazer anteriormente, se não aceitarmos seu formato preferido. Não queremos prejudicar o debate. Por esse motivo, aceitamos o conjunto completo de regras propostas pela ABC, incluindo microfones silenciados."

Em junho, equipes haviam feito acordo para o debate da CNN. Na ocasião, ficou combinado que o microfone de um candidato ficaria desligado sempre que o outro falasse. Essa exigência foi imposta pela campanha do presidente Joe Biden, então candidato democrata.

Cenário de agora é diferente. Biden desistiu de tentar concorrer à reeleição— após pressão interna e desempenho ruim no debate da CNN— e foi substituído por Kamala Harris. A campanha dela quer que os microfones estejam abertos o tempo todo durante o debate da ABC. A campanha republicana não concorda.

Os chamados "microfones quentes" podem ajudar ou prejudicar os candidatos. Isso porque ele pode capturar comentários improvisados que, às vezes, não deveriam ser ouvidos pelo público. Historicamente, os debates americanos sempre aconteceram com os áudios abertos —a exceção ocorreu no encontro promovido pela CNN, em junho.

Como, quando e onde será o debate

ABC confirmou a realização do debate para terça-feira (10) O encontro será moderado por dois âncoras da emissora: são eles, o editor-chefe do "World News Tonight", David Muir, e a âncora do "Prime", da ABC News Live, Linsey Davis.

Evento terá 90 minutos de debate, com dois intervalos comerciais. O debate será realizado na Filadélfia, no National Constitution Center, e não contará com a presença do público.

Kamala e Trump fizeram sorteio virtualmente nesta terça (3). Como o republicano venceu, ele escolheu selecionar a ordem das declarações. Fará a última declaração do debate, com dois minutos de duração, e a vice-presidente Harris selecionou a posição, o lado esquerdo palco.

Cada um dos candidatos terá dois minutos para responder às perguntas. O encontro terá réplica de dois minutos e um minuto adicional para acompanhamento, esclarecimento ou resposta, segundo regras apresentadas pela ABC News. O microfone de um ficará desligado, enquanto o outro responde. As duas equipes de campanha não podem interagir com os candidatos durante os intervalos.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Campanha de Kamala aceita microfones desligados em debate contra Trump - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Internacional