Ex-apresentadora de TV australiana anuncia própria morte em post: 'Alívio'
Do UOL, em São Paulo
04/10/2024 23h09
A ex-apresentadora de TV australiana Fiona MacDonald anunciou a sua própria morte, aos 67 anos, em uma mensagem póstuma nas redes sociais.
O que aconteceu
Fiona morreu três anos após ser diagnosticada com uma doença do neurônio motor. No Instagram, a irmã publicou o post —escrito pela própria artista— em que anunciava a sua morte e o "fim de alguns meses muito difíceis".
Relacionadas
Adeus, meus amigos. A minha irmã Kylie está postando isso porque eu fui embora. Espero estar olhando para baixo, de uma nuvem. Ontem à noite foi o fim de alguns meses muito difíceis. Embora eu nunca tenha desejado morrer, a ideia de deixar meu corpo torturado foi um alívio.
Fiona MacDonald
Ex-personalidade da TV também aproveitou a mensagem para descrever aos seguidores os seus últimos momentos em vida. "Estou morrendo de fome lentamente, ficando cada vez mais fraca. Também desenvolvi uma dor terrível nas costas porque meus músculos não estão sustentando meu corpo", disse ela.
O sarcasmo que me serviu bem durante os primeiros anos desta jornada se transformou em desespero... quando você ama a vida tanto quanto eu, é preciso muita coragem para fazer escolhas que levem à despedida", ela disse, acrescentando: "Eu carrego seu amor e risadas comigo e espero que você se lembre das minhas.
Fiona MacDonald
Fiona ficou conhecida na Austrália nos anos 1980. Foi a época em que ela apresentava o programa infantil Wombat, em que atuava com um fantoche de mão brincalhão chamado Agro. Depois, assumiu a versão local do game show It's a Knockout. Na sequência, parou de trabalhar na televisão e entrou para a indústria do vinho, segundo relatou o site de notícias britânico The Guardian.
Em 2021, a ex-apresentadora foi diagnosticada com MND (doença do neurônio motor). Os sintomas são progressivos e incluem fraqueza muscular, câimbras, perda da sensibilidade, entre outros.
Tomei a decisão, depois de muita busca pela alma, de cessar todos os suportes médicos e finalmente ir para o hospital para cuidados paliativos de fim de vida. Quando você ama a vida tanto quanto eu, é preciso muita coragem para fazer escolhas que levem à despedida. Então não vamos chamar isso de adeus, pois espero vê-lo novamente do outro lado.
Fiona MacDonald, em mensagem póstuma no Instagram.