Apuração das Eleições nos EUA: siga ao vivo e em tempo real votação
Do UOL, em São Paulo
05/11/2024 18h00
As eleições presidenciais de 2024 nos Estados Unidos acontecem hoje, dia 5 de novembro. Kamala Harris, atual vice-presidente, representa o Partido Democrata, enquanto Donald Trump, ex-presidente, concorre pelo Partido Republicano. É possível acompanhar a apuração logo abaixo nesta página.
Não há uma data exata para a divulgação do resultado das eleições nos EUA. Os primeiros resultados devem chegar na noite desta terça, mas o pleito pode se estender por dias - como ocorreu e 2020, na eleição de Joe Biden.
Relacionadas
Essa eleição é peculiar, pois coloca Harris, a vice-presidente em exercício, contra Trump, que já foi presidente de 2017 a 2020. Além da disputa pela presidência, os eleitores vão eleger todos os 435 deputados e 34 senadores, que compõem o Congresso.
Diferente do que ocorre no Brasil, a eleição dos EUA é indireta, decidida por meio de delegados que formam o Colégio Eleitoral. Os eleitores votam em seus candidatos e cada estado tem um peso para definir o resultado.
Quem são os candidatos?
Kamala Harris disputa pelo Partido Democrata após Joe Biden optar por não concorrer à reeleição. Seu vice é Tim Walz, governador de Minnesota.
Donald Trump, por sua vez, concorre pelo Partido Republicano e escolheu J. D. Vance, senador de Ohio, para compor a chapa como seu vice.
Como funciona a votação nos EUA?
Os eleitores têm três opções de voto. Presencial no dia da eleição, antecipado presencial ou pelo correio, com possibilidade de envio semanas antes. Em caso de grande volume de votos por correio, como em 2020, a apuração pode ser mais demorada.
Cada estado define suas regras de votação e contagem. Em alguns, é necessário verificar assinaturas nas cédulas e usar máquinas de contagem. Estados como a Flórida permitem que as cédulas enviadas pelo correio sejam contadas assim que recebidas, agilizando o processo.
Como é feita a apuração?
O vencedor da eleição é definido pela maioria dos 538 votos do Colégio Eleitoral. Para vencer, um candidato precisa garantir 270 votos. Os estados de Maine e Nebraska adotam um sistema proporcional, permitindo que parte dos delegados vote segundo os resultados distritais.
Um candidato pode vencer no Colégio Eleitoral mesmo perdendo no voto popular, como aconteceu com Trump em 2016. A projeção do vencedor é geralmente anunciada na noite das eleições, mas o Colégio Eleitoral se reúne apenas em dezembro para formalizar o resultado.
Em caso de empate, a Câmara dos Deputados decide o presidente. Essa situação ocorreu em 1800 e 1824.