Mudanças climáticas podem afetar qualidade da cerveja, aponta estudo
Do UOL, em São Paulo
16/10/2023 17h56Atualizada em 16/10/2023 20h39
Um estudo publicado na revista científica "Nature Communications" por cientistas de diferentes universidades indica que a quantidade de lúpulo e a qualidade dele podem ser afetadas pelas mudanças climáticas que enfrentamos.
O que aconteceu:
Pesquisadores observaram que a qualidade e a quantidade produzida de lúpulo diminuíram em partes da Europa, o que se dá, segundo o artigo, devido ao aumento da temperatura e à diminuição da quantidade de chuvas. O lúpulo é essencial para a fabricação da cerveja.
O estudo indicou que a produção de lúpulo pode cair entre 4% e 18% até o ano de 2050. Os cientistas constataram que a produção tem caído em quase 0,2 tonelada/hectare/ano.
Além disso, o teor de conteúdo alfa, que contribui com a qualidade do lúpulo, deve cair entre 20% e 31% nos próximos 27 anos. Segundo os pesquisadores, "mudanças nos ácidos alfa amargos afetam a qualidade do lúpulo, e houve uma mudança recente na preferência do consumidor por aromas e sabores de cerveja que dependem fortemente de lúpulos de alta qualidade".
Como solução, os pesquisadores sugerem a expansão da área de cultivo do lúpulo em 20%, além de "reduzir as emissões agrícolas de gases com efeito de estufa e aumentar o sequestro de carbono".