Sabia que é uma planta? Bucha de banho 'pede' água e pode chegar a 1,6 m
Colaboração para o UOL, de São Paulo
20/06/2024 04h00
Sabia que a bucha de banho vem de uma planta? O produto, versátil e biodegradável, vem ganhando cada vez mais destaque entre os consumidores.
O que é a bucha vegetal
É a fibra do fruto da trepadeira Luffa cylindrica, pertencente à família das cucurbitáceas, a mesma dos pepinos, abóboras, chuchus e outros. É uma fibra fina, resistente e elástica encontrada dentro dos frutos cilíndricos e grossos da Luffa cylindrica, de acordo com dossiê do Centro de Desenvolvimento Técnico da Universidade de Brasília, divulgado pelo Sebrae.
A bucha vegetal também é chamada de bucha-de-metro, uma vez que pode chegar a 1,6 metro de comprimento, segundo o dossiê. Ela é comercializada inteira ou em pedaços.
Ela é famosa por seu uso como produto de higiene pessoal, em banhos e massagens devido às suas propriedades esfoliantes e que estimulam a circulação. A bucha vegetal também pode ser usada para limpar utensílios e na confecção de peças de artesanato.
A bucha é biodegradável e pode, inclusive, passar por compostagem, segundo informativo divulgado pela Universidade Federal de Santa Catarina. Trata-se de um diferencial em relação às buchas sintéticas, que se fragmentam em microplásticos de difícil degradação.
Elas não costumam reter sujeitas ou bactérias, além de durarem quatro vezes mais que as sintéticas, de acordo com o documento disponibilizado pelo Sebrae.
Cultivo
A bucha vegetal tem cultivo simples, mas que exige cuidados. O período entre o plantio e a colheita dura cerca de seis meses. Por se tratar de uma planta tropical, ela precisa de muita água e o seu plantio costuma ser realizado no início do período de chuvas. Apesar disso, ela não gosta de solos encharcados, mas de superfícies permeáveis e bem drenadas.
Geralmente, no terceiro mês ela começa a dar flores e logo depois os frutos começam a aparecer. Aí, inicia-se a colheita do fruto, que lembra um pepino gigante. O próximo passo é retirar a casca e as sementes, restando apenas a parte fibrosa, que deve ser lavada com muita água e deixada para secar em um local com sombra. Em seguida, para dar forma e finalização às buchas, elas passam por um processo de prensa e corte e podem ser confeccionadas com tecidos e forros.
*Com informações de reportagem de 22/08/2013.