Uma entrevista com John Delaney da Intrade

Stephen J. Dubner e Steven D. Levitt

Mercados de previsões. Há duas outras palavras que combinem tão bem quanto estas, pelo menos para os leitores da "Freakonomics"?

A promessa de um mercado de previsões é simples e profunda: se você perguntar a muitas pessoas uma pergunta sobre política, esporte ou cinema, e estas pessoas estiverem motivadas a responder corretamente, seu julgamento coletivo provará ser bastante preciso.

Para muitas pessoas, a Intrade (www.intrade.com) é a líder absoluta dos mercados de previsões. Ela foi co-fundada em 1999 por John Delaney, um irlandês que passou a década anterior na administração de investimentos.

A Intrade é uma "bolsa" online que permite aos participantes negociarem, usando dinheiro de verdade, a probabilidade de eventos ao redor do mundo, variando de eleições nacionais em vários países a desastres globais. O site atualmente alega ter mais de 70 mil usuários em cerca de 125 países, que submetem centenas de milhares de ordens por dia.

Delaney recentemente cedeu seu tempo para responder algumas perguntas para nós: aqui está o que ele tinha a dizer.

O que é a Intrade?
A Intrade é um mercado, assim como o eBay ou a Bolsa de Valores de Nova York, que fornece mercados inovadores para negociar, e a melhores informações existentes de previsão sobre eventos futuros incertos!

Quanto dinheiro é negociado diária, mensal e anualmente?
Anualmente, centenas de milhões de dólares americanos.

É fácil imaginar que ambigüidades no fraseado dos mercados em seu site podem causar conflitos. Já ocorreram disputas deste tipo?
Sim, ocorreram disputas. Nós fornecemos um fórum público e quando surgem disputas, elas freqüentemente são expostas e podem ser ferozes, algo que é compreensível onde dinheiro está envolvido.
Mas vamos colocar as coisas em perspectiva. Nós listamos milhares de mercados, mais de 50 mil em 2006, e em menos de cinco ocasiões que consigo me lembrar nós tivemos disputas significativas.
Nem sempre conseguimos que as coisas sejam perfeitas, mas tentamos.
Me permitam dar um exemplo. Nós listamos um mercado sobre se o governo americano relataria formalmente que a Coréia do Norte testou um míssil de uma certa forma. Apesar da mídia ter informado que os norte-coreanos testaram um míssil, isto não foi confirmado em um comunicado oficial do governo americano como exigido pelas regras do mercado, de forma que resolvemos a questão seguindo esta interpretação rígida das regras e não a intenção entendida pelo mercado.
Isto foi um questão compreensivelmente real para alguns de nossos membros e também para a Intrade. Foi uma situação ruim para todos, sério. Nós aprendemos com ela.

Qual foi o mercado mais surpreendente ou incomum que vocês listaram?
Eu acho que foi quando listamos que Saddam Hussein seria derrubado em 2002, foi o que nós consideramos uma obra-prima de mercado.
Apesar de centenas de outros contratos semelhantes terem sido negociados desde então, o contrato "Saddam Será Derrubado" foi um momento definidor para nossa bolsa e, acreditamos, o setor de mercado de previsões. Outros mercados interessantes incluíram a eleição do papa (os mercados não previram o vencedor) ou a captura de Osama Bin Laden, que está aberto no momento.

Qual foi o maior lucro obtido por um único mercado? Qual foi o tema do contrato?
Nós não divulgamos números específicos, mas os lucros e perdas podem realisticamente ultrapassar US$ 1 milhão em alguns mercados individuais.

Quais mercados são os mais populares? Certos mercados entram e saem de moda?
Mercados políticos são os mais populares no momento graças à fascinante corrida presidencial americana.
Nossos mercados para a eleição de 2008 estão bastante agitados, enquanto a questão de um déspota norte-coreano causar uma guerra ou Israel atacar o Irã não são tão populares quanto já foram.
O interesse nestes contratos crescerá novamente dependendo de como os eventos internacionais se desdobrarem. As pessoas negociam ou se apóiam mais em probabilidades de mercado quando são passionais sobre um assunto ou se concentram em um tema em particular. De forma que há uma dinâmica sazonal em ação.

Em 2003, o almirante americano John Poindexter propôs que a Agência de Projetos de Pesquisa Avançada da Defesa (Darpa) deveria iniciar um mercado de previsão como instrumento de previsão para antecipação de eventos geopolíticos no Oriente Médio.
A idéia foi altamente impopular na imprensa americana e em outras partes, vista como uma forma de lucrar com atos terroristas (ou mesmo manipulá-los ou iniciá-los).
Após uma auditoria danosa do Escritório de Conhecimento de Informação da Darpa pelo Congresso americano, Poindexter se aposentou. Qual são seus pensamentos a respeito?

Nós tínhamos um mercado sobre a saída dele, é claro.
Sua proposta foi uma grande validação dos mercados de previsões, mas infelizmente mal recebida. A Darpa podia tê-lo apresentado melhor, mas havia várias pessoas com motivos pouco claros, pelo menos para mim, que fizeram com que fosse derrubado sem um debate robusto.
A mesma mentalidade parece menos predominante atualmente, à medida que mais pessoas usam os mercados de previsões; mas ainda há suspeita (ou seria esquizofrenia?) entre os vários tipos de especulação.

Como a Intrade lida com "insider trading" (uso de informação privilegiada)?
O "insider trading" talvez seja um dos problemas mais complicados.
A meta da Intrade é fornecer a melhor informação de previsão. Se pessoas com informação privilegiada têm informação, então obter tal informação reflete no aumento da qualidade da informação.
Eu sei que esta não é a visão convencional em relação ao "insider trading" e não estou discutindo a adoção ou aceitação do "insider trading". Mas nós todos sabemos que, no mundo real, pessoas de dentro negociam informações privilegiadas. Nós até mesmo tínhamos mercados de "insider trading".
Nossa posição é obter a melhor informação disponível sobre o mercado e ao mesmo tempo assegurarmos alguma proteção justa para as pessoas de fora.

O que você faz é legal nos países nos quais você conta com participantes?
É muito difícil para nosso pessoal legal conhecer as posturas exatas, leis, precedentes, etc. de todos os países, mas eles tentam. Isto é um desafio para qualquer empresa global, particularmente uma que fornece serviços inovadores como a Intrade.

Onde você está sediado?
A Intrade opera de Dublin, Irlanda, de onde sou, mas acho que está sediada na Internet sem país. Nosso mercado de previsões opera sob as leis irlandesas e da União Européia.

Você é o único dono da Intrade e seu site irmão, Tradesports? A empresa é atualmente de capital fechado? Se for, há planos para lançar ações no mercado?
A Intrade é uma empresa irlandesa de capital fechado de propriedade de seus acionistas. Nós não temos planos imediatos para lançar ações no mercado. George El Khouri Andolfato

UOL Cursos Online

Todos os cursos