O Grupo UOL é a maior empresa brasileira de conteúdo, tecnologia, serviços e meios de pagamentos. Nosso objetivo é informar, entreter e facilitar a vida das pessoas, constantemente buscando a inovação.
1. Confirmar a veracidade de toda notícia antes de publicá-la.
2. Praticar um jornalismo preciso e justo, que ofereça um resumo criterioso e atualizado do que acontece de mais relevante no Brasil e no mundo, com ênfase na obtenção de informações rápidas e exclusivas, com o objetivo de subsidiar o leitor com informações que o ajudem nos mais diferentes aspectos do seu cotidiano. Buscamos informações completas, dando voz a todas as partes envolvidas em determinado fato. Investimos na produção de conteúdo próprio e exclusivo, além de contarmos com agências noticiosas e parcerias criteriosas.
3. Priorizar temas que, por afetarem a vida da coletividade ou por provocarem o interesse de parcelas expressivas da população, sejam considerados de interesse público, e também assuntos que, ainda que com menor relevância, possam despertar interesse do público.
4. Promover os valores do conhecimento, da solução pacífica dos conflitos, da livre-iniciativa, da equalização de oportunidades, da democracia representativa, dos direitos humanos e da evolução dos costumes.
5. Abordar os assuntos com disposição crítica e sem tabus, no intuito de iluminar problemas, apontar falhas e contradições, questionar as autoridades públicas e os poderes privados, sem prejuízo de buscar conteúdos proveitosos ou inspiradores.
6. Cultivar a pluralidade, seja ao divulgar um amplo espectro de opiniões, seja ao focalizar mais de um ângulo da notícia, sobretudo quando houver antagonismo entre as partes nela envolvidas; registrar com visibilidade compatível pontos de vista diversos implicados em toda questão controvertida ou inconclusa. Veja também nossa Declaração de Diversidade de Vozes.
7. Obrigar-se a ponderar os argumentos da parte acusada e, publicando uma acusação, garantir espaço ao contraditório.
8. Manter atitude apartidária, desatrelada de governos, oposições, doutrinas, conglomerados econômicos e grupos de pressão.
9. Preservar o vigor financeiro da empresa como esteio da independência editorial e garantir que a produção jornalística tenha autonomia em relação a interesses de anunciantes; assegurar, na publicação, características que permitam discernir entre conteúdo jornalístico e publicitário. Manter a distinção entre a redação e os demais setores da empresa, para garantir a independência do jornalismo.
10. Estabelecer distinção visível entre material noticioso, mesmo que permeado de interpretação analítica, e opinativo.
11. Rechaçar censura e outras agressões à liberdade de expressão, reconhecendo, no caso de abuso comprovado dessa liberdade, a responsabilização posterior dos autores, nos termos da lei.
12. Identificar e corrigir com destaque erros de informação cometidos; publicar manifestações de crítica ao próprio veículo; manter mecanismos transparentes de autocontrole e correção. Buscamos corrigir os erros tão logo eles sejam comunicados e confirmados e estampamos as correções em nossas páginas com transparência. Nossas páginas de conteúdo exibem um botão por meio do qual os leitores têm acesso a um formulário simples para comunicado de erros à redação. Cada comunicado é agrupado em uma ferramenta interna de monitoramento dos comunicados de erro e encaminhado por email dos jornalistas que integram a editoria específica à qual o conteúdo se refere. Os jornalistas são orientados a verificar se os comunicados procedem e a agir imediatamente quando um erro é identificado ou confirmado em apuração. Uma equipe de jornalistas do Núcleo de Qualidade de Conteúdo entra em contato com os editores caso um erro não tenha sido corrigido no prazo de até uma hora após o primeiro aviso, para garantir pronta atuação. Nossas erratas são publicadas neste índice: https://noticias.uol.com.br/erratas/. Também há sinalização de correções feitas dentro das páginas das matérias, com a inclusão em destaque da frase "Erramos: este conteúdo foi alterado" na introdução dos textos e, ao final do texto, também em destaque, a frase "Errata: o texto foi atualizado", seguida da descrição do erro e o aviso sobre sua correção (exemplo: https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2022/06/11/porteiro-diz-que-ouviu-menina-pedir-socorro-antes-de-cair-do-11-andar.htm).
MANUAL DE CONDUTA
Os jornalistas profissionais do UOL, para manter sua integridade e, consequentemente, a credibilidade, pautam-se pelas regras de conduta do Manual de Redação da Folha. Essas regras versam sobe o comportamento dentro e fora da atuação profissional, a relação com as fontes de notícias, conflitos de interesse, militância, atuação em redes sociais e recebimento de presentes e privilégios.
AUTORES E CRÉDITOS
Os textos publicados pelo UOL são assinados, constando o nome do autor, sua localização ou identificação de jornalistas freelancers ou agências de notícias. Há a possibilidade de o profissional não assinar o texto, por conta do sigilo da fonte ou por não haver apuração jornalística própria.
FONTES ANÔNIMAS
Buscamos identificar todas as fontes de nossas informações. Decidimos por manter as fontes anônimas apenas quando elas insistem nisso por uma razão válida (por exemplo, em casos em que possam tornar-se vítimas de ameaças ou corram riscos em função da reportagem) e quando fornecem informações relevantes - não opiniões ou especulações - mas quando não houver outra forma de obter essa informação e quando temos certeza de que a fonte é confiável e está em condições de saber. Não plagiamos e respeitamos direitos autorais.
TIPOS DE TEXTO
O UOL procura, em seus textos, deixar clara a distinção entre opinião e notícia. Os textos são etiquetados da seguinte maneira:
REPORTAGEM
Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
ANÁLISE
Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do autor sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.
OPINIÃO
Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados verificados.
PADRÕES DE VERIFICAÇÃO DE FATOS
O UOL atua em frentes de combate à desinformação. Lançado em janeiro de 2017, o UOL Confere é a editoria responsável por checagem e esclarecimento de fatos. O UOL Confere segue os princípios editoriais do Manual de Redação da Folha e o Código de Princípios da IFCN (Internacional Fact-Checking Network, rede que reúne veículos especializados em checagem ao redor do mundo). Como toda a redação do UOL, os conteúdos publicados no UOL Confere respeitam os seguintes parâmetros: independência, pluralismo, apartidarismo, interesse público, transparência em relação às fontes consultadas, metodologia transparente, compromisso com política nítida de correções.
O UOL também é integrante do Projeto Comprova, iniciativa colaborativa e sem fins lucrativos liderada pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) que reúne jornalistas de 40 veículos de comunicação brasileiros para descobrir e investigar informações suspeitas sobre políticas públicas, eleições presidenciais e a pandemia de covid-19 que foram compartilhadas nas redes sociais ou por aplicativos de mensagens.
CONTEÚDO PATROCINADO
O conteúdo patrocinado, também conhecido como 'branded content' ou publicidade nativa, é produzido pelo UOL Ad Lab, núcleo de negócios independente da Redação, que se reporta à Diretoria de Publicidade. É produzido sob medida para marcas, em diferentes plataformas. Todo o conteúdo, identificado com a assinatura do UOL Ad Lab e o nome da marca, é considerado material publicitário.
ERRATAS
O UOL busca corrigir de maneira rápida e sem meias-palavras os erros publicados. O leitor pode fazer uma comunicação de erro ao clicar no botão COMUNICAR ERRO, que aparece ao final de cada texto no site, e preencher o formulário. A mensagem é enviada à Redação para análise e correção.
A correção de erros de informação é acompanhada da publicação de errata na própria reportagem. A existência da errata é sinalizada antes do início do texto. Ao clicar nela, uma âncora leva o leitor até a íntegra da correção, publicada no final do texto. Uma página reúne as erratas publicadas.
Se a informação errada foi publicada na Home Page do portal, a correção também é publicada nela, com igual destaque e por igual período de tempo.
As matérias de arquivo, de datas anteriores à presente, são igualmente corrigidas sempre que erros são constatados.
RELAÇÃO COM O LEITOR
Num ambiente de caos informativo da internet, o UOL busca assegurar a fidelidade do leitor oferecendo conteúdo objetivo e de qualidade, esforçando-se para que ele o receba de forma eficiente, criativa e dinâmica.
CANAIS DE COMUNICAÇÃO
O UOL oferece canais de comunicação claros e distintos para usuários, assinantes, leitores, assessorias de imprensa e potenciais parceiros. Os contatos apropriados estão na página Fale com UOL.
ATIVIDADES DE ENGAJAMENTO
Além dos canais de comunicação com o leitor citados acima, o UOL e suas editorias promovem uma extensa agenda de eventos, debates e premiações, abertos ao público, e com participação de personagens destacados em suas áreas de atuação. Os eventos e debates, presenciais ou remotos, são produzidos pelos jornalistas do portal e são divulgados com destaque nas homepages e demais plataformas. Eles são pautados pelos mesmos critérios editoriais e de pluralidade que norteiam o jornalismo do UOL.
As premiações têm o objetivo de valorizar iniciativas e personagens que, em suas áreas de atuação, contribuem para a transformação da sociedade. O Universa Talks, a Semana de Saúde Mental e o Prêmio Ecoa são alguns exemplos desses eventos.
SOBRE O UOL
No ar desde 1996, o UOL é a maior empresa brasileira de conteúdo, tecnologia, serviços e meios de pagamentos. Há duas décadas, é a maior empresa brasileira de conteúdo, serviços e produtos da internet. Nove em cada dez internautas acessam o UOL todos os meses, e a homepage recebe mais de 114 milhões de visitantes únicos por mês.
EXPEDIENTE
Luiz Frias
Fundador e Presidente do Conselho de Administração - GRUPO UOL / PAGSEGURO
Judith Brito
Vice-Presidente do Conselho de Administração do Grupo UOL
Eduardo Alcaro
CFO - GRUPO UOL / PAGSEGURO
Paulo Samia
CEO - UOL CONTEÚDO E SERVIÇOS
Ricardo Dutra
CEO - PAGSEGURO / PAGBANK
Gil Torquato
CEO - COMPASSO UOL
Alex Augusto
CEO - UOL EDTECH
Murilo Garavello
Diretor de Conteúdo do UOL
Alexandre Gimenez
Gerente Geral de Notícias
Antoine Morel
Gerente Geral de MOV, a produtora de vídeos do UOL
Irineu Machado
Gerente Geral de Planejamento Editorial e Qualidade de Conteúdo
José Ricardo de Campos Leite
Gerente Geral de Esporte e Entretenimento
Lilian Barroso Ferreira
Gerente Geral de Métricas e Estratégia
Tatiana Schibuola
Gerente Geral de Produtos Editoriais
Thomas Pomerancblum
Gerente Geral de Engenharia de Software
Vinicius Mesquita
Gerente Geral de Marcas Editoriais
FINANCIAMENTO E SUBSÍDIOS
O UOL é comprometido com a transparência em suas fontes de financiamento. Ele vem da venda de assinaturas, produtos, publicidade e parcerias.
POLÍTICA DE ÉTICA
O UOL se compromete a produzir um jornalismo preciso, justo e objetivo, contemplando todos os envolvidos e ouvindo todos os lados nas reportagens. Seus jornalistas devem atuar com honestidade, transparência e independência, inclusive nos episódios em que a apuração de reportagem resulte em conflitos de interesse. Os jornalistas do UOL pautam-se pelas regras de conduta do Manual de Redação da Folha de S.Paulo.
POLÍTICA DE DIVERSIDADE
O UOL está comprometido com a diversidade de vozes, tanto na composição da redação como no teor do conteúdo publicado, que deve oferecer pluralidade de pontos de vista aos leitores.
Em 2020, foi criado na redação o Núcleo de Diversidade, que a cada seis meses organiza um censo entre os profissionais da redação e colaboradores de conteúdo. O objetivo deste levantamento semestral é verificar eventuais desequilíbrios na composição das equipes da redação com relação a gênero e cor/raça, entre outros aspectos de inclusão e diversidade. A partir do censo, a direção propõe ações para reduzir eventuais desequilíbrios na composição dos times.
O núcleo também auxilia a redação com indicações de profissionais diversos para os processos seletivos de novas contratações e para o corpo de colunistas e colaboradores externos das editorias. Desde a sua criação, o Núcleo de Diversidade elaborou um Manual Plural, instrumento de apoio para padronizações, uso correto de termos, orientações gerais e cuidados para evitar propagação de preconceitos e estereótipos. Este manual, em constante atualização, foi criado com a ajuda de representantes da sociedade que foram entrevistados ou que foram convidados para palestras na redação.
O núcleo também criou o Banco de Fontes Plurais, uma lista também em constante atualização com especialistas diversos em temas que abrangem as coberturas de todas as editorias, de modo a fazer refletir em nossos conteúdos a heterogeneidade da sociedade brasileira em termos raciais, de gênero, orientação sexual, idade e geografia.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
O Grupo UOL zela pela proteção dos dados pessoais fornecidos por leitores e usuários. A empresa está comprometida em melhorar continuamente os controles dos processos de coleta e tratamento de dados, em conformidade com a legislação em vigor. Os detalhes da política de privacidade do UOL estão disponíveis no seguinte endereço: https://sobreuol.noticias.uol.com.br/normas-de-seguranca-e-privacidade
POLÍTICA DE PARCERIAS
O UOL mantém parcerias com sites de outros veículos que produzem conteúdo sem vínculo com nossa redação. Os sites parceiros publicam conteúdos em suas próprias páginas, com design e arquitetura próprios e com políticas editoriais independentes. Conteúdos dos sites parceiros também podem ser selecionados por nossos editores e destacados na Home Page do UOL, desde que atendam aos critérios de boas práticas jornalísticas do UOL.
Lista de sites parceiros: