Ibope: Russomanno lidera disputa para Prefeitura de SP

Guilherme Azevedo

Do UOL, em São Paulo

Pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira (29) mantém Celso Russomanno na liderança pela disputa da Prefeitura de São Paulo. O candidato do PRB soma 29% das intenções de votos. Na pesquisa anterior, realizada entre 16 e 19 de junho, ele tinha 26%, mas ainda está dentro da margem de erro do levantamento, de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.

A senadora Marta Suplicy tem 10%; a deputada federal Luiza Erundina (PSOL) aparece com 8% das intenções de voto; o atual prefeito, Fernando Haddad (PT), candidato à reeleição, tem 7%, assim como o empresário João Doria Jr. (PSDB).

Andrea Matarazzo (PSD) registrou 5% no Ibope, mas abriu mão da candidatura para ser vice na chapa de Marta Suplicy (PMDB). Marco Feliciano (PSC), com 3%, abandonou a corrida e anunciou apoio a Celso Russomanno (PRB). Delegado Olim (PP) e Levy Fidelix (PRTB) têm 2% cada um. Com 1%, estão Major Olímpio (SD), Roberto Tripoli (PV), João Bico (PSDC), Láercio Benko (PHS) e Marlene Campos Machado (PTB). Ricardo Young (Rede) e Denise Abreu (PMB) não pontuaram. 

O Delegado Olim (PP) anunciou apoio a João Doria Jr. (PSDB), assim como Láercio Benko (PHS) e Denise Abreu (PMB). Marlene Campos Machado (PTB) também desistiu de candidatura própria e será vice na chapa de Celso Russomanno (PRB).

A pesquisa, encomendada pelo SETCESP (Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região), ouviu 602 eleitores entre os dias 22 e 27 de julho.

O nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) sob o número SP-07058/2016.

 

Ficha-suja

Russomanno tem um processo contra ele no STF (Supremo Tribunal Federal) que pode torná-lo "ficha-suja" e inviabilizar sua entrada na disputa pela prefeitura.

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, já se manifestou favorável à condenação por peculato (desvio de dinheiro público) do deputado federal. A defesa do parlamentar alega que ele é inocente. Se a Corte Suprema acatar suas considerações até agosto, prazo para registro das candidaturas, Russomanno não poderá se candidatar nas eleições de 2016.

Sobre isso, ele declarou durante a sabatina do UOL, SBT e "Folha de S.Paulo", realizada nesta sexta: "Está mais do que provado nos autos do processo e estou muito tranquilo em relação a isso. Existem 116 casos análogos ao meu, e todos foram arquivados". 

São Paulo é o maior colégio eleitoral entre os municípios brasileiros, com 8.886.324 eleitores aptos a votar na próxima eleição, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral). O primeiro turno está marcado para o dia 2 de outubro. Se houver necessidade, um segundo turno poderá ser realizado, no dia 30 de outubro.

Rejeição

A sondagem do Ibope mediu também o nível de rejeição aos candidatos. Fernando Haddad (PT) lidera o quesito: 43% não votariam nele de jeito nenhum. Marta Suplicy (PMDB) é a segunda mais rejeitada, com 36%. Luiza Erundina (PSOL) é rejeitada por 28%; Levy Fidelix, por 23%; Celso Russomanno (PRB), por 17%, e João Doria Jr. (PSDB), por 13%.

Avaliação da gestão Haddad

Sobre o desempenho da administração do prefeito Fernando Haddad (PT), que é candidato à reeleição, o Ibope mostra que 53% a avaliaram como ruim/péssima; 33% como regular; e 13% como ótima/boa.
 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos