UOL e "Aos Fatos" checam dados em tempo real no debate RedeTV! no Rio

Do UOL, no Rio

O UOL, em parceria com o serviço de verificação de discursos políticos "Aos Fatos" (http://aosfatos.org/), terá nesta sexta-feira (9) um serviço de checagem de fatos em tempo real do debate da RedeTV! com os candidatos a prefeito do Rio de Janeiro. O encontro entre os postulantes é promovido em parceria entre a emissora, o UOL, a revista "Veja" e o Facebook.

Durante o debate, com início marcado para 22h15 na TV (com transmissão ao vivo em vídeo no UOL), o UOL e o "Aos Fatos" tentarão esclarecer informações dos candidatos que de alguma maneira não representem objetivamente a realidade ou fatos que podem estar sendo citados sem precisão ou de forma distorcida.

O mesmo serviço foi feito no debate paulistano, no dia 2 de setembro, e no debate promovido pela Band no Rio, no dia 27 de agosto.

Na plataforma de informações "minuto a minuto", o UOL disponibilizará aos internautas também com detalhes em texto as perguntas e respostas dos candidatos.

Depois do debate, uma reportagem trará os principais pontos de divergência de informações com os respectivos trechos em vídeo do debate.

O debate desta sexta é o segundo com os candidatos a prefeito do Rio na campanha eleitoral deste ano.

Participam do encontro os candidatos Alessandro Molon (Rede), Carlos Roberto Osório (PSDB), Flávio Bolsonaro (PSC), Índio da Costa (PSD), Jandira Feghali (PCdoB), Marcelo Crivella (PRB), Marcelo Freixo (PSOL) e Pedro Paulo Carvalho (PMDB).

Esse é o primeiro debate com a presença de Freixo. Ele foi convidado pela emissora após o STF (Supremo Tribunal Federal) decidir que candidatos de partidos que têm menos de dez deputados na Câmara também podem participar dos debates.

A RedeTV! também realizará debates com os candidatos a prefeito de Belo Horizonte, no dia 16 de setembro.

No dia 23 de setembro, UOL, Folha e SBT realizam um debate com os candidatos a prefeito de São Paulo, às 13h10.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos