Não é bem assim: candidatos à Prefeitura de SP escorregam durante debate

Bárbara Libório, Sérgio Spagnuolo, Juliana Elias e Tai Nalon

Do Aos Fatos

Quantas pessoas andam de transporte público em São Paulo diariamente? Qual a demanda por creches na capital paulista? Quem apoia a reforma trabalhista de Temer? Candidatos à Prefeitura de São Paulo não souberam dizer com exatidão questões relacionadas ao cotidiano da cidade e do país durante o debate da TV Gazeta, na noite desse domingo (18).

Tal como fez nos debates da Band e da RedeTV!, a equipe de Aos Fatos, plataforma de checagem de dados, apontou deslizes, imprecisões e acertos cometidos pelos candidatos quando eles afirmarem algum dado relevante e verificável. A apuração se dá por meio de bases públicas, estudos independentes e fatos amplamente noticiados.

Veja o que os candidatos disseram

Celso Russomanno (PRB)

Reinaldo Canato / UOL

Hoje, na cidade de São Paulo, 28 milhões pessoas fazem viagens/dia: 30% pedestres, 30% veículos/motocicletas, e 40% entre transportes coletivos.

Russomanno exagera no número de pessoas que fazem viagens por dia. A cidade de São Paulo, por exemplo, tem 11,2 milhões de habitantes segundo o IBGE, 2,5 vezes menos do que o candidato disse. E uma pessoa pode fazer mais de uma viagem por dia, já que cada viagem é contabilizada a partir da quantidade de vezes que uma catraca é rodada ou o bilhete único é usado nos coletivos municipais e na rede de metrô.

Já que não é possível saber de imediato a que estudo o candidato se refere, Aos Fatos se baseou em estudo de mobilidade do Metrô, de 2012, citado no plano de mobilidade da Prefeitura, de 2015.

Ali, Aos Fatos viu que não são 28 milhões de viagens por dia, e sim 26,5 milhões. Ou seja, ainda que o candidato tivesse dito viagens, estaria superestimando o número em 1,5 milhão.

Major Olimpio (SD)

Reinaldo Canato / UOL

O prefeito tem uma proposta no plano de metas de que entregaria 55 mil unidades habitacionais, está entregando 9 mil...

Segundo o site Planeja Sampa, que acompanha a execução do plano de metas do prefeito, a meta é essa, mas foram entregues 12.585 unidades habitacionais.

João Doria (PSDB)

Eduardo Anizelli/Folhapress

Erramos: este texto foi corrigido

O candidato João Doria afirmara que há 410 mil pessoas esperando para fazer exames na rede pública de São Paulo. Inicialmente, Aos Fatos classificou a informação como exagerada, com base em dados obtidos via LAI (Lei de Acesso à Informação) em maio passado.

No entanto, a assessoria do candidato ofereceu dados mais recentes, que subsidiam a afirmação do tucano. Usou, para isso, notícia de 11 de setembro do jornal O "Estado de S. Paulo", que mostra que em setembro deste ano a fila era de 417.224 pessoas. A afirmação do candidato, portanto, é correta.

Marta Suplicy (PMDB)

Reinaldo Canato / UOL

O presidente Michel Temer não encampa essa história de jornada de 12 horas de trabalho. Ele vai propor uma reforma trabalhista que ainda não está aberta à discussão. Quem fez essa proposta foi o ministro do Trabalho, do PTB, que é o partido da vice do Russomanno.

O ministro do Trabalho é o deputado licenciado Ronaldo Nogueira (PTB-RS), o mesmo partido da candidata à vice-prefeitura pela chapa de Russomanno, Marlene Campos Machado. Em conversa com sindicalistas no último dia 8, o ministro Nogueira informou que a proposta de reforma trabalhista sendo discutida no governo prevê jornadas diárias de trabalho que podem chegar até 12 horas ao dia, ante as oito horas previstas atualmente.

Devido à polêmica, Temer publicou um vídeo endossando a proposta: a jornada de até 12 horas ao dia seria limitada ao limite semanal, de 44 horas extras, consideradas horas extras.

Fernando Haddad (PT)

Reinaldo Canato / UOL

Fiz 410 convênios com as OSs [organizações sociais], que permitiram abrir 98 mil novas vagas de educação infantil. Abrimos 410 novos equipamentos.

Erramos: este texto foi corrigido

Inicialmente, Aos Fatos verificou que, em junho, eram 493.015 crianças matriculadas no ensino infantil da capital, se considerados os alunos em creche (277.899) e pré-escola (215.116) somados. Os dados tomaram por base estudo de demanda mais recente da Secretaria Municipal de Educação.

Isso representa 95.664 mais alunos do que em dezembro de 2012, ano em que Haddad se elegeu, quando eram 397.351 alunos nos dois tipos de ensino-- 2.336 crianças a menos do que o candidato cita.

No entanto, após rechecar a informação, Aos Fatos verificou que a diferença é menor e mais próxima ao que o candidato disse: são 494.829 matrículas efetivadas no sistema municipal até o final de julho. Com isso, Haddad matriculou 97.478 crianças no sistema de educação infantil da Prefeitura. Não há ainda dados para o restante dos meses de 2016.

Dessa forma, a afirmação de Haddad fica superestimada em 522 vagas --bem menos que as 2,4 mil acusadas inicialmente pela reportagem. O prefeito, entretanto, ainda arredondou o número.

Até agosto, "Aos Fatos" verificou que foram abertas 394 novas creches e escolas infantis na cidade durante a gestão de Haddad. No debate da Band, conforme publicado no UOL, a afirmação de Haddad de que eram 400 unidades novas foi considerada exagerada. Agora, o site Planeja Sampa, que acompanha as obras da gestão municipal, também diz que o petista chegou a 410 creches e pré-escolas.

João Doria Jr. (PSDB)

O seu partido [PT, partido de Haddad] destruiu a economia brasileira, promoveu 12 milhões de desempregos, 2,4 milhões só na capital de São Paulo.

O número de desempregados no país é semelhante ao arredondamento feito por Doria: segundo a divulgação mais recente do IBGE, a taxa de desemprego chegou a 11,6% em julho, o equivalente a 11,8 milhões de brasileiros.

Vale ressaltar, no entanto, que seria vago dizer que o governo promoveu 11,8 milhões de desempregados, já que este número não sai do zero. Há sempre uma parcela da população fora do mercado e procurando emprego, que é o perfil contabilizado como desempregado pelo IBGE. A menor taxa de desemprego já registrada, considerada a metodologia vigente o instituto oficial (a PNAD), foi de 6,2% em dezembro de 2013. Naquele momento, eram 6,05 milhões de pessoas sem colocação. O mais preciso seria dizer que, desde então, aumentou em 5,5 milhões o número de pessoas desempregadas.

Quanto aos números de São Paulo, a mesma pesquisa fala em 1,493 milhões de desempregados na região metropolitana até junho deste ano, dado mais recente. Considerada apenas a capital, são 713 mil, para uma taxa de desocupação de 10,6%. Em ambos os casos, o número citado por Dória é superestimado. Para todo o Estado de São Paulo, o IBGE informa 2,916 milhões de desempregados.

Outra fonte possível a respeito do desemprego em São Paulo é o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Econômicos), que, junto à Seade, fundação de pesquisas do governo do Estado, calcula o desemprego local. Em julho, dado mais recente do Dieese, eram 1,953 milhões de pessoas sem emprego, mas considerada toda a região metropolitana de São Paulo. Novamente, portanto, menos do que o citado pelo candidato, que falou em 2,4 milhões apenas para a capital.

Luiza Erundina (PSOL)

Reinaldo Canato / UOL

Não cometi nenhum crime, fui perseguida politicamente por ter anunciado o fato de não termos autorizado a saída dos ônibus da CMTC naquele dia de paralisação para não prejudicar uma frota que já estava deteriorada e bastante reduzida na sua quantidade de ônibus. E tanto é verdade que eu ganhei na Justiça, que a sociedade se mobilizou e conseguiu juntar não R$ 150 mil, mas R$ 300 mil reais que eu paguei aquele dívida.

Erundina foi condenada a ressarcir a Prefeitura de São Paulo, em 1989, quando era prefeita, por ter usado recursos do governo para pagar anúncio em jornais em apoio a uma greve nacional.

A decisão foi mantida pelo STF, que entendeu que Erundina desrespeitou o inciso 1 do artigo 37 da Constituição, que diz que "a publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos". O parecer do órgão diz que "a simples leitura do comunicado deixa entrever finalidades diversas da simples informação de cunho orientador ou educativo".

Em agosto, o Ministério Público Eleitoral pediu impugnação da candidatura de Erundina. Sua campanha informou que aguarda a documentação do TJ-SP para regularizar a situação.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos