Candidato a prefeito sofre tentativa de assassinato em Santa Catarina

Aline Torres

Colaboração para o UOL, em Florianópolis

  • Giovane Galvan/Divulgação

    Caminhonete de João de Medeiros, candidato a prefeito de Santa Cecília (SC), com marcas de balas

    Caminhonete de João de Medeiros, candidato a prefeito de Santa Cecília (SC), com marcas de balas

O candidato a prefeito de Santa Cecília (SC) João Rodoger de Medeiros (PSD) sofreu uma tentativa de assassinato na madrugada desta quarta-feira (28). A cidade fica na serra catarinense.

Em depoimento à Polícia Civil, um pouco depois da meia-noite, Medeiros disse que voltava para casa, no bairro Cristo Rei, após fazer campanha, quando um veículo cortou a frente da sua caminhonete. Um homem saiu do carro e alvejou o veículo do político - três balas atingiram o para-brisa da caminhonete e duas, o capô. O candidato não se feriu.

Santa Cecília é um município rural com menos de 17 mil habitantes. Medeiros é técnico em agronomia e, em 2012, concorreu à prefeitura, mas perdeu para Domingos Scariot Junior, o Nuno, do PMDB. Atualmente, Medeiros tem como principais adversários  Alessandra Garcia (PSB) e professor Dalzotto (Pros.

O candidato disse que ficou assustado, e contou aos policiais que, nas últimas semanas, recebeu ameaças anônimas, mas não as levou a sério. Mesmo assim, na tarde desta quarta-feira voltou a fazer campanha eleitoral. Medeiros não apontou nenhum suspeito e disse não conseguir descrever o atirador ou carro que o fechou.

A Polícia Civil abriu inquérito para investigar o caso, e ninguém foi preso até o momento.

O presidente do diretório do PSD em Santa Cecília, Francisco Pacillo, disse que as disputas são historicamente acirradas no município, citando os assassinatos de Cecílio Granemann Gaudêncio, morto com um tiro na cabeça, e Alurino Becker, com disparo no coração, ocorridos em 2000. Eles eram apoiadores da camanha do então candidato a prefeito Gilberto Carvalho (PMDB)..

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos