"Nenhuma trajetória foi mais política do que a do João Doria", diz Josias

Do UOL, em São Paulo

A principal surpresa das eleições de 2016 é a vitória de João Doria (PSDB) no primeiro turno em São Paulo (SP), segundo o blogueiro do UOL, Josias de Souza. Desde 1992, quando o segundo turno foi instituído nas eleições brasileiras, a cidade de São Paulo nunca havia escolhido um prefeito já no primeiro turno. Doria foi eleito com mais de 53% dos votos válidos.

Segundo a cientista política Denilde Oliveira Holzhacker isso se deve ao forte discurso anti-PT em São Paulo e à forte polarização PT-PSDB.

Josias de Souza disse ainda que, de todos os candidatos que se apresentaram como anti-políticos, João Doria foi o que mais se destacou no Brasil. "Ele se apresenta como o candidato que vai introduzir na Prefeitura de São Paulo a eficiência empresarial", afirma.

Para Josias, o discurso do prefeito eleito de São Paulo é falacioso. "Nenhuma trajetória nessa eleição foi mais política do que a do João Doria. Ele teve a maior coligação partidária em torno dele e essa coligação foi feita da forma mais tradicional, com a cooptação dos partidos e oferecimento de cargos no governo estadual", diz. Ele diz ainda que as empresas de Doria não fabricam nada "palpável", são empresas de eventos.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos