Em discurso, Haddad (PT) fala em país com "instituições fragilizadas"

Do UOL, em São Paulo

Após a consolidação do resultado em São Paulo, com a eleição de João Doria (PSDB) no primeiro turno, o prefeito e candidato a reeleição Fernando Haddad (PT) afirmou que o país está com as "instituições fragilizadas".

A referência foi feita quando Haddad se colocava à disposição para fazer a transição do governo. "E uma das instituições que eu mais prezo são as transições de governo", disse.

Em seu discurso, Haddad defendeu o "reforço das instituições republicanas". "Não vamos abdicar dos valores que acreditamos", disse.

João Doria é o primeiro a vencer a corrida paulistana sem disputar o segundo turno desde a redemocratização.

Poucos minutos antes da confirmação da vitória, Doria disse que tinha recebido um telefonema do atual prefeito, Fernando Haddad (PT), para parabenizá-lo e declarou que vai fazer uma gestão para todos os paulistanos e não direcionada apenas àqueles que nele votaram.

"São Paulo não é dos paulistas, é de todos os brasileiros." Ele se comprometeu a "trabalhar muito" para devolver um papel de protagonismo na cidade: "Não estou fazendo crítica a ninguém. Vamos recolocar São Paulo no lugar que ela merece", disse Doria poucos minutos antes da confirmação da vitória.

Na véspera da votação do 1º turno, as últimas pesquisas Ibope e Datafolha de intenções de voto para prefeitura de São Paulo mostravam que Doria disparava na liderança e que a segunda vaga no 2º turno poderia ser disputada por três candidatos: Haddad, Celso Russomanno (PRB) e Marta Suplicy (PMDB). No Datafolha, Doria tinha 44% das intenções de votos válidos; no Ibope, aparecia com 35%. Os votos válidos excluem os brancos e nulos, além dos entrevistados que não souberam ou não responderam.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos