"Indústria da multa"? Motoristas param em ciclovia ao votar em SP

Janaina Garcia

Do UOL, em São Paulo

Um dos motes principais da campanha para a Prefeitura de São Paulo, a "indústria da multa" não intimidou motoristas que usaram a ciclovia como estacionamento, neste domingo (2), próximo a pontos de votação na Vila Mariana (zona sul de SP).

A expressão "indústria da multa" foi usada na campanha eleitoral com frequência pelos adversários do candidato à reeleição, Fernando Haddad (PT), como crítica à quantidade de penalidades aplicadas supostamente sem critério no trânsito da capital.

Ao lado do colégio Madre Cabrini, um dos maiores locais de votação da região, os motoristas paravam sobre a faixa mesmo à frente de policiais militares que estavam a poucos metros fazendo a segurança eleitoral.

Por volta das 13h30, por exemplo, a reportagem contou ao menos 15 veículos parados sobre a faixa destinada aos ciclistas. Indagados sobre a conduta irregular, os PMs alegaram que não tinham "ordens superiores" para agir nesse caso. Contatada, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) não atendeu os telefonemas.

Janaina Garcia/UOL
"Isso é falta de respeito, de senso de coletividade. Aliás, é o que se vê na política, na saúde...", reclamou o médico Vitor Prieto, ao ver carros parados na ciclovia

Os motoristas abordados pelo UOL não quiseram se identificar. Três deles justificaram que a parada em local irregular, mesmo com as placas de sinalização, seria o jeito de conseguirem votar. A escola fica em frente à estação de metrô e ao terminal de ônibus Vila Mariana.

"É assim que as pessoas querem se manifestar contra a corrupção: parando em local proibido?", reclamou a fisioterapeuta Isabela Cozza, 33, que pedalava pelo local.

O médico Vitor Prieto, 27, se queixou da ciclovia cheia de carros estacionados e também da rua cheia de santinhos de campanha. "Isso é uma falta de respeito, de senso de coletividade; é cada um olhando para seus próprios interesses", disse. "Aliás, é o que se vê na política, na saúde...", completou.

O relações públicas Tiago Candiani, 38, foi votar de bicicleta. "Falam tanto da indústria da multa, mas fazem isso em um momento cívico como uma eleição. Acho meio deselegante uma atitude dessas", declarou, referindo-se aos carros sobre a ciclovia.

Por volta das 14h15, os PMs que estavam na escola desobstruíram a faixa dos ciclistas.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos