Em programa na TV, Doria não descarta ser candidato a governador em 2018

Do UOL, em São Paulo

  • Eduardo Knapp/Folhapress

    João Doria (PSDB) comemora a vitória no primeiro turno das eleições

    João Doria (PSDB) comemora a vitória no primeiro turno das eleições

O prefeito eleito de São Paulo, João Doria Júnior (PSDB), desconversou ao ser questionado insistentemente pelo jornalista José Luiz Datena se ele seria candidato ao governo de São Paulo em 2018.

O tucano concedeu entrevista a Datena no final da tarde desta terça-feira (4), durante o programa "Brasil Urgente", da Rede Bandeirantes. Ele repetiu ser contra a reeleição. "Fui eleito para ser prefeito e minha meta é cumprir o meu mandato de quatro anos", afirmou, mas evitou negar a possibilidade de vir a ser o candidato do PSDB ao governo estadual nas eleições de 2018. Datena fechou a entrevista, destacando que ele "não negou" a possibilidade.

Durante a entrevista, Doria afirmou que será enfático no combate aos chamados "pancadões", reafirmou a maioria de suas promessas de campanha, abordando a concessão de parques, como o Ibirapuera, e do Pacaembu à iniciativa privada, além da privatização do Anhembi e de Interlagos. Falou que vai alterar a velocidade das marginais, reduzida durante a gestão de Fernando Haddad (PT), e que pretende zerar o déficit de pessoas que aguardam para fazer exames médicos na rede municipal de saúde, bem como o número de crianças fora das creches.

Sobre a transição da gestão Haddad para a sua, ele afirmou que a primeira reunião com o petista será realizada nesta sexta-feira (7). "Ele vai comandar esse processo. O que tivemos durante a eleição foi uma disputa ideológica, mas ele é uma boa pessoa, sempre tive uma boa relação com ele, ele quer passar a história dele como prefeito e passar o seu mandato de maneira positiva", disse. 

Novato em eleições, Doria foi eleito prefeito de São Paulo já no primeiro turno das eleições municipais, com 53,3% dos votos válidos (3.085.187 votos), contra 16,7% de Fernando Haddad (PT), que recebeu 967.190 votos válidos. Definindo-se como não político, ele foi o primeiro a vencer a corrida paulistana sem disputar o segundo turno, desde a redemocratização.

 No final da entrevista, Doria disse se espelhar no magnata norte-americano, Michael Bloomberg, ex-prefeito de Nova York, afirmando que doará todos os seus salários ao terceiro setor. "Bloomberg recebia um dólar de salário. Os meus 48 salários, que terei o final do mandato, irão para 48 entidades beneficentes", disse.

Tolerância zero para "pancadões"

O prefeito eleito afirmou que os bailes funks que acontecem no meio da rua, geralmente na periferia da cidade, conhecidos como "pancadões", não serão tolerados durante a sua gestão.

Segundo Doria, eles não correspondem a uma atividade cultural, ao contrário, servem para aliciar jovens para o tráfico de drogas e para a prostituição. "Eles vão deixar de existir, vamos fazer respeitar a Lei do Psiu e dar espaços de lazer para os jovens. Esses pancadões só acontecem porque falta lazer. Mas vamos ter espaço para música nas ruas, como forró, samba, sertanejo", disse.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos