Sem redução de tempo, propaganda eleitoral no Rio começa na segunda-feira

Gustavo Maia e Hanrrikson de Andrade

Do UOL, no Rio

  • Montagem UOL

    Marcelo Crivella (à esquerda) e Marcelo Freixo (PSOL) vão disputar o segundo turno

    Marcelo Crivella (à esquerda) e Marcelo Freixo (PSOL) vão disputar o segundo turno

A propaganda eleitoral gratuita dos candidatos à Prefeitura do Rio de Janeiro no segundo turno, Marcelo Crivella (PRB) e Marcelo Freixo (PSOL), vai começar a ser exibida na TV e no rádio na próxima segunda-feira (10). A data de início foi definida em audiência no TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio) na manhã desta quinta (6).

Apesar de ter sido feito um acordo prévio entre os candidatos, não houve pedido oficial de redução do tempo de cada programa eleitoral de dez para cinco minutos. O juiz Marcelo Rubioli, responsável pela fiscalização de propaganda eleitoral nas eleições municipais, havia antecipado ao UOL na terça (4) a posição contrária à eventual solicitação.

Representantes de Freixo e Crivella que estavam na audiência chegaram a discutir por conta da data de início. O candidato do PRB preferia terça (11) e o do PSOL, "o mais rápido possível". A divergência foi revelada por Rubioli em entrevista após a reunião.

Para que os programas sejam veiculados na segunda, as campanhas deverão entregar as mídias até as 21h desta sexta (7). Já para os outros dias, a entrega precisa ser feita seis horas antes do horário estabelecido. O plano de mídia do TRE-RJ prevê ainda 70 minutos de inserções diárias ao longo da programação, 35 para cada um.

Programas prontos

A equipe de Freixo afirmou que a produção do material de TV já está adiantada e que peças do horário eleitoral que serão veiculadas ao longo da programação já foram finalizadas. Os representantes do candidato explicaram ainda que, como o juiz responsável pela fiscalização já havia se manifestado contra a diminuição do tempo de TV, Freixo optou por não apresentar um pedido formal para redução.

Advogado do PRB responsável pela campanha de Crivella, Luciano Alvarenga declarou que o candidato também já tem o primeiro programa pronto e que o pedido para que os programas começaram a ser exibidos apenas na terça se deu pela necessidade de "ganhar uma frente" na produção.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos