Candidatos de Manaus focam em educação e apoios na estreia na TV

Carlos Madeiro

Colaboração para o UOL, em Maceió

  • Reprodução/Facebook

    Os candidatos Artur Virgilio Neto (à esq.) e Marcelo Ramos

    Os candidatos Artur Virgilio Neto (à esq.) e Marcelo Ramos

A propaganda eleitoral de rádio e TV para o segundo turno das eleições em Manaus começou na tarde deste sábado (15) com focos bem diferentes entre os dois candidatos. O atual prefeito Artur Virgilio Neto (PSDB) fez elogios à área de educação do seu governo, enquanto Marcelo Ramos (PR) usou parte do tempo criticando a política social da prefeitura e anunciando os apoios que recebeu.

No programa do prefeito Artur Neto, o foco quase que completo foi a educação. Além de parabenizar os professores pelo seu dia, apresentou números na área, que apontam para uma melhora.

"Manaus deu um salto no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), saindo do 21º para o 11º lugar [entre as capitais]", disse Artur, mostrando ainda reportagens de revistas nacionais destacando a melhora nos índices.

Neto ainda prometeu criar um bônus por desempenho para os professores e apareceu chorando em meio a um discurso para profissionais da educação, ao dizer que a coisa que mais ama na vida "é o povo de Manaus".

O programa ainda afirmou que sofreu uma campanha de ataques no primeiro turno e citou que a justiça concedeu diversos direitos de resposta no programa do adversário.

Já Marcelo Ramos iniciou o programa de TV agradecendo os votos no primeiro turno que o garantiram na votação do próximo dia 30 e focou em críticas na área social da prefeitura e no apoio que recebeu nesse segundo turno.

Na área social, Marcelo criticou a política pública da prefeitura que excluiria os pobres das isenções da tarifa social de água. Segundo ele, a política do Estado deveria atender 130 mil pessoas, mas só chega a 2.500. "A prefeitura não divulga esse direito", disse.

Marcelo criticou também a inclusão do nome de 300 mil pessoas nos serviços de proteção ao crédito por débito com o IPTU. "Vamos acabar com essas maldades", prometeu.

O candidato ainda apresentou os depoimentos do ex-prefeito e deputado estadual Serafim Corrêa (5º colocado no primeiro turno) e do deputado federal Silas Câmara (3º colocado), que anunciaram apoio a Marcelo Ramos no segundo turno.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos