Ibope em Curitiba indica empate técnico entre Greca (PMN) e Leprevost (PSD)

Do UOL, em São Paulo (SP)

A última pesquisa Ibope antes do segundo turno das eleições municipais em Curitiba (PR), divulgada neste sábado (29), mostra os dois candidatos em empate técnico: Rafael Greca (PMN) aparece com 51% dos votos válidos e seu adversário, Ney Leprevost (PSD), com 49%. Os votos válidos não levam em conta os votos brancos, nulos e de eleitores indecisos.

Considerando-se também os votos brancos e nulos (14%) e os eleitores indecisos (5%), Greca aparece com 41% e Leprevost, com 40%, na pesquisa Ibope deste sábado.

Para a sondagem, o Ibope ouviu 1.001 eleitores entre 28 e 29 de outubro. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou menos. O nível de confiança estimado é de 95%. O levantamento foi encomendado pela "RPC" (Rede Paranaense de Comunicação), afiliada da TV Globo, e registrado na Justiça Eleitoral sob o número PR-00015/2016.

Último dia de campanha

Reprodução/Facebook
Rafael Greca (PMN) fez carreata por diversos bairros da capital paranaense

Os dois candidatos à Prefeitura de Curitiba fizeram carreata por diversos bairros da capital paranaense no último dia de campanha antes do segundo turno das eleições.

Ney Leprevost (PSD) esteve na Cidade Industrial, Pinheirinho, Sitio Cercado, Xaxim e Boqueirão, todos na zona sul. Ele dedicou atenção especial aos bairros da região sul da capital --que concentram boa parte da população de mais baixa renda--, acompanhado do secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Ratinho Junior, principal cabo eleitoral do parlamentar. 

Sem a presença do seu principal apoiador, governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), Rafael Greca fez carreata pelo Cajuru, na zona leste. Dali, seguiu para Boa Vista, Santa Felicidade. Por fim, concentrou esforços na zona sul: passou por Portão, CIC, Boqueirão, Bairro Novo e Pinheirinho. O encerramento, no começo da noite, seria no Tatuquara, também no extremo sul. Durante a campanha, o candidato do PMN chegou a se irritar com perguntas sobre a ausência de Richa em suas agendas.

Reprodução/Facebook
Ney Leprevost (PSD) cumprimentou eleitores em passeata no bairro de Fazendinha

O último debate entre os dois aconteceu na noite da sexta-feira (28), feito pela RPC, afiliada da rede Globo no Paraná. O debate foi morno, destoando do restante da campanha, marcada por ataques de ambos os lados.

Dentre as propostas apresentadas, Greca chegou a prometer passe livre para os estudantes que não tiverem falta. Já Ney prometeu que toda a população terá de 10 a 15 centavos de desconto a ser dado em todas as linhas de ônibus.

Greca foi questionado sobre moradores de rua, um tema que o fez despencar nas pesquisas no primeiro turno, quando afirmou que já chegou a vomitar com o cheiro de um pobre. No debate, Greca usou o tempo de resposta para falar sobre projetos antigos para essa área e propor programas de reinserção.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos