Ocupações de escolas alteram locais de votação em quatro Estados
Do UOL, em São Paulo
-
Janaina Garcia/UOL
Ocupações no Paraná alteraram 206 locais de votação
Locais de votação no segundo turno das eleições municipais de 2016 foram alterados nos Estados do Paraná, Goiânia, Espírito Santo e Pernambuco, segundo balanço do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) divulgado na manhã deste sábado (29). A mudança se deve às ocupações de escolas públicas por estudantes que protestam contra a reforma do ensino médio proposta pelo governo federal e a emenda constitucional 241, que limita gastos da União nos próximos 20 anos.
Paraná
Goiás
Em Goiânia, por causa da ocupação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, as sete seções eleitorais locais, com 1.287 eleitores, foram transferidas para o Colégio Santo Agostinho. Em Anápolis (GO), as seis seções, com 2.294 eleitores, que funcionariam no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, foram transferidas para a Escola Municipal Cecília Meireles.
Espírito Santo
No Espírito Santo, dez locais de votação mudaram devido ao protesto estudantil (três em Vitória, seis na Serra e um em Cariacica), abrangendo o total de 130 seções eleitorais. No Estado haverá segundo turno também em Vila Velha.
Em Vitória, as mudanças são as seguintes: os que votam na Escola Almirante Barroso passam para a Faculdade Multivix; quem vota na Escola Arnulpho Mattos vai para a Escola América (antigo Colégio Faesa); e os eleitores da Escola Irmã Maria Horta devem se dirigir para a Escola da Ilha Novo Mundo.
Pernambuco
Em Pernambuco, haverá segundo turno no Recife, Olinda, Caruaru e Jaboatão dos Guararapes. No Recife, devido à ocupação do Centro de Ensino de Graduação, as 11 seções da 5ª Zona Eleitoral foram transferidas para o pavimento térreo da Faculdade CEAGRE II. Também na capital pernambucana foram transferidas outras 11 seções da 103ª Zona Eleitoral, inicialmente localizadas no Centro de Educação, para o pavimento térreo do Departamento de Hotelaria e Turismo.
Minas Gerais
Em Minas Gerais, onde estudantes também ocupam escolas estaduais, um acordo entre a Justiça Eleitoral mineira, o Ministério Público, o Poder Executivo Estadual e o movimento estudantil secundarista decidiu pela coexistência da ocupação das escolas. Portanto, segundo o Tribunal Regional Eleitoral, nas escolas ocupadas, haverá a delimitação do local de mobilização dos estudantes neste fim de semana, de forma a não atrapalhar o fluxo dos eleitores.
De acordo com o TRE-MG, em Belo Horizonte, são sete escolas ocupadas em que haverá eleição; e em Juiz de Fora, uma.
"É preciso respeitar direitos"
O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Gilmar Mendes, comentou as mudanças dos locais neste sábado e cobrou a "devida medida" dos estudantes: "Acho que é legítimo que se façam protestos, mas é preciso respeitar direitos que devam ser exercidos. É preciso que haja a devida medida e temos que pensar isso de uma maneira crítica", disse.
Cada tribunal regional é responsável pela definição dos endereços de votação e, portanto, vale conferir a página do TRE do seu Estado antes de sair para votar.
O TSE também oferece serviço de consulta aos locais de votação em seu site.