Ocupações de escolas alteram locais de votação em quatro Estados

Do UOL, em São Paulo

  • Janaina Garcia/UOL

    Ocupações no Paraná alteraram 206 locais de votação

    Ocupações no Paraná alteraram 206 locais de votação

Locais de votação no segundo turno das eleições municipais de 2016 foram alterados nos Estados do Paraná, Goiânia, Espírito Santo e Pernambuco, segundo balanço do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) divulgado na manhã deste sábado (29). A mudança se deve às ocupações de escolas públicas por estudantes que protestam contra a reforma do ensino médio proposta pelo governo federal e a emenda constitucional 241, que limita gastos da União nos próximos 20 anos.

Paraná

No Paraná, Estado com maior número de mudanças de endereço, 206 locais de votação foram alterados (147 em Curitiba, 32 em Maringá e 27 em Ponta Grossa). Em todo o Estado, 700.315 eleitores (533.733 em Curitiba; 102.526 em Maringá; e 64.056 em Ponta Grossa), distribuídos em 2.184 seções eleitorais, votarão em um novo local provisório neste segundo turno, informa o TRE-PR (veja relação completa dos novos endereços).

Goiás

Em Goiânia, por causa da ocupação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, as sete seções eleitorais locais, com 1.287 eleitores, foram transferidas para o Colégio Santo Agostinho. Em Anápolis (GO), as seis seções, com 2.294 eleitores, que funcionariam no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, foram transferidas para a Escola Municipal Cecília Meireles.

Espírito Santo

No Espírito Santo, dez locais de votação mudaram devido ao protesto estudantil (três em Vitória, seis na Serra e um em Cariacica), abrangendo o total de 130 seções eleitorais. No Estado haverá segundo turno também em Vila Velha.

Em Vitória, as mudanças são as seguintes: os que votam na Escola Almirante Barroso passam para a Faculdade Multivix; quem vota na Escola Arnulpho Mattos vai para a Escola América (antigo Colégio Faesa); e os eleitores da Escola Irmã Maria Horta devem se dirigir para a Escola da Ilha Novo Mundo.

Pernambuco

Em Pernambuco, haverá segundo turno no Recife, Olinda, Caruaru e Jaboatão dos Guararapes. No Recife, devido à ocupação do Centro de Ensino de Graduação, as 11 seções da 5ª Zona Eleitoral foram transferidas para o pavimento térreo da Faculdade CEAGRE II. Também na capital pernambucana foram transferidas outras 11 seções da 103ª Zona Eleitoral, inicialmente localizadas no Centro de Educação, para o pavimento térreo do Departamento de Hotelaria e Turismo.

Minas Gerais

Em Minas Gerais, onde estudantes também ocupam escolas estaduais, um acordo entre a Justiça Eleitoral mineira, o Ministério Público, o Poder Executivo Estadual e o movimento estudantil secundarista decidiu pela coexistência da ocupação das escolas. Portanto, segundo o Tribunal Regional Eleitoral, nas escolas ocupadas, haverá a delimitação do local de mobilização dos estudantes neste fim de semana, de forma a não atrapalhar o fluxo dos eleitores.

De acordo com o TRE-MG, em Belo Horizonte, são sete escolas ocupadas em que haverá eleição; e em Juiz de Fora, uma.

"É preciso respeitar direitos"

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Gilmar Mendes, comentou as mudanças dos locais neste sábado e cobrou a "devida medida" dos estudantes: "Acho que é legítimo que se façam protestos, mas é preciso respeitar direitos que devam ser exercidos. É preciso que haja a devida medida e temos que pensar isso de uma maneira crítica", disse.

Cada tribunal regional é responsável pela definição dos endereços de votação e, portanto, vale conferir a página do TRE do seu Estado antes de sair para votar.

O TSE também oferece serviço de consulta aos locais de votação em seu site.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos