Pesquisas apontam recorde de votos brancos e nulos no 2º turno do Rio

Do UOL, em São Paulo

  • Cris Faga - 23.out.2014/Fox Press Photo/Estadão Conteúdo

    Manifestantes fazem ato pelo voto nulo em São Paulo nas eleições de 2014

    Manifestantes fazem ato pelo voto nulo em São Paulo nas eleições de 2014

As pesquisas Datafolha e Ibope divulgadas este sábado (29) apontam um recorde de votos brancos e nulos no segundo turno da eleição para prefeito do Rio de Janeiro, disputado por Marcello Crivella (PRB) e Marcelo Freixo (PSOL).

Segundo o Datafolha, 19% dos eleitores pretendem votar branco ou nulo. Já de acordo com o Ibope, a soma de eleitores que manifestaram intenção de votar branco ou nulo chega a 23%.

Até hoje, a maior proporção de brancos e nulos em um segundo turno no Rio se deu em 1996, quando foi de 15,62% dos votos. 

Na apuração, são levados em conta apenas os votos válidos --ou seja, somente os votos em candidatos, sem levar em conta os brancos e nulos. Quanto mais gente votar em branco ou anular, menos eleitores são necessários para que o primeiro colocado ultrapasse os 50% dos votos válidos, condição para ganhar as eleições.

Histórico

Em 1992, o primeiro ano do segundo turno nas eleições municipais, Cesar Maia venceu Benedita da Silva, e brancos e nulos foram 14,6%. Quatro anos depois, quando Luiz Paulo Conde superou Sérgio Cabral Filho, estes votos somaram 15,62%.

No ano 2000, Maia superou Conde num segundo turno com 8,55% de brancos e nulos. E em 2008, quando Eduardo Paes bateu Fernando Gabeira, a soma de brancos e nulos foi de 8%.

Os dados são do TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral) e do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Em 2004 e 2012, Cesar Maia e Eduardo Paes, respectivamente, foram reeleitos no primeiro turno.

Crivella lidera nas duas pesquisas

Segundo o levantamento do Ibope, faltando um dia para o segundo turno de votação, Crivella tem 57% das intenções de votos válidos contra 43% de Freixo –diferença de 14 pontos percentuais. Já de acordo com o Datafolha, Crivella tem 58% das intenções de votos válidos. Freixo tem 42%, 16 pontos a menos.

No levantamento do Datafolha sobre intenções totais de voto, que considera o número de eleitores indecisos e que votarão em branco ou nulo, Crivella tem 43% da preferência dos eleitores contra 30% de Freixo. Além dos já citados 19% de intenção de votos brancos e nulos, 8% dos entrevistados disseram estar indecisos.

No levantamento de intenções totais de votos do Ibope, Crivella libera com 43% e Freixo tem 32%. Brancos e nulos somam 23%, e 2% dos eleitores ouvidos se disseram indecisos. 

A margem de erro da pesquisa do Ibope deste sábado é de três pontos percentuais para mais ou menos. Foram ouvidos para o levantamento 1.204 eleitores na sexta-feira (28) e neste sábado. A pesquisa, registrada sob o número RJ-00590/2016, foi encomendada pela "TV Globo". O índice de confiança é de 95%.

A margem de erro da pesquisa Datafolha divulgada neste sábado é de dois pontos percentuais para mais ou menos. Foram ouvidos para o levantamento 2.384 eleitores na sexta-feira e neste sábado. A pesquisa foi encomendada pela "Folha de S.Paulo" e pela "TV Globo" e registrada sob o número RJ-01053/2016. O índice de confiança é de 95%.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos